Últimos dias da 51ª Semana dos Povos Indígenas no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 14 abr 2023
Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a programação traz rodas de conversa, oficina de pintura corporal, exposições e brincadeira temática

Na próxima quinta-feira (20), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, encerra a 51ª edição da Semana dos Povos Indígenas, com a participação de representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa.

Na terça-feira (18), das 9h às 16h, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cotidiano de um indígena em uma aldeia. Em seguida, será promovida uma roda de conversa sobre a importância da dança na cultura indígena.

Finalizando a agenda da Semana dos Povos Indígenas, na quinta-feira (20), das 9h às 16h, será ministrada palestra sobre pintura indígena, abordando a simbologia por trás de algumas pinturas corporais e em quais momentos são utilizadas, como rituais, celebrações e danças.

Mais atividades

Além da programação especial, neste sábado (15) e domingo (16), das 10h às 16h, acontece o projeto “Família no Museu”, que vai destacar atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático. O objetivo é estimular a interação cultural familiar e histórica, de forma lúdica e reflexiva, sobre o módulo “Representação Plumária no Acervo Indígena”, que aborda adornos indígenas e não-indígenas.

Os visitantes ainda podem conhecer duas exposições temporárias em cartaz. A primeira, intitulada “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias” cujo público-alvo são os idosos. E, ainda, a mostra “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos produzidos pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.


Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Índia Vanuíre
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br