Saúde da mulher indígena pauta encontro no MCI, neste fim de semana

Publicado em: 06 out 2022
Museu das Culturas Indígenas

No sábado (9/10), o debate terá a presença de Patrícia Reck, membro da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina SPDM Saúde Indígena;

O espaço também promoverá no domingo uma roda de conversa sobre os ritos de passagem na cosmovisão indígena com a presença de líderes do povo Guarani

Cristina Rose, kuña karaí da Terra Indígena do Jaraguá, será uma das participantes do encontro “Tempos de Jepotá”, que vai acontecer no próximo domingo (9/10). Foto: Acervo Pessoal

São Paulo, outubro de 2022 – Mulheres são protagonistas neste fim de semana em encontros promovidos pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

No sábado (8/10), às 10h, está prevista a roda de conversa “A Saúde da Mulher Indígena”, com a presença de Patrícia Reck, membro da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM Saúde Indígena. O objetivo será debater sobre as políticas públicas voltadas às mulheres indígenas.

A SPDM Saúde Indígena possui experiência em projetos de intervenção, avaliação e promoção da saúde com povos originários do Rio Negro (AM), de São Paulo (Guarani) e do Mato Grosso (Parque indígena do Xingu, Aldeia Wederã – TI  Pimentel Barbosa do povo Xavante ). 

Já no domingo (9/10), às 15h, será realizado o encontro “Tempos de Jepotá”, em que as líderes espirituais kuña karaí, Cristina Rose, do Território Indígena Jaraguá, e Florinda Martins da Silva, da Aldeia Takuari, localizada no Vale do Ribeira (SP), partilharão saberes e histórias sobre os ritos de passagem na cosmovisão indígena do povo Guarani.

No encontro, serão abordadas também práticas comuns dos indígenas para momentos marcantes da vida, como o nascimento, a transição da criança para a vida adulta e a morte. O título kuña karaí é destinado a líderes espirituais anciãs mulheres; para homens, o título é xeramõi.

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SERVIÇO

“A Saúde da Mulher Indígena”
Data: sábado (8/09)
Horário: das 10h
Entrada: Gratuita

“Tempos de Jepotá”
Data: domingo (9/09)
Horário: às 15h
Entrada: Gratuita

Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

IMPRENSA 

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com

Tales Rocha
(11) 98870-1089
tales.rocha@agenciagalo.com

Mariana Nepomuceno
(11) 97152-4834
mariana.nepomuceno@agenciagalo.com

Thiago Reboucas
(11) 98562-3094
thiago.reboucas@agenciagalo.com