MCI promove série de eventos sobre educação indígena

Publicado em: 14 out 2022
Museu das Culturas Indígenas

No Dia do Professor, sábado (15/10), começa o I Encontro de Saberes e Aprendizado, com palestras e debates destinados a combater o preconceito. A instituição também vai realizar oficinas de formação de professores entre os dias 19 e 21 de outubro.

Além de contar com exposições protagonizadas por artistas indígenas, o MCI oferece uma série de eventos educativos sobre os povos originários. Foto: Maurício Burim

São Paulo, outubro de 2022 – Consciente do papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, organizou uma série de eventos voltados para professores com o intuito de trabalhar a presença de temas indígenas nas escolas brasileiras.

No próximo sábado (15/10), data em que se comemora o Dia do Professor, terá início no MCI o I Encontro de Saberes e Aprendizado, seminário que inclui uma série de palestras e rodas de conversa sobre educação indígena. Para participar dos encontros, todos gratuitos, é necessário que seja feita a inscrição antecipadamente via e-mail formacao@museudasculturasindigenas.org.br.

Das 10h às 12h, ocorrerá a palestra sobre “Educação Escolar Indígena e diretrizes curriculares no Estado de São Paulo”, com a participação de Monalisa Pankararu, Cleirray Wera, Marciano Bolgarim e Julieth Aquino. No período da tarde, entre 15h e 17h, será a vez da palestra sobre “Educação Antirracista”, debatendo a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras em todas as escolas do país. Este encontro terá a participação de Lenira Djatsy e Jandirinha.

O evento volta a ocorrer na quarta-feira (19/10), às 15h, com a roda de conversa “As cotas sociais e o acesso da população indígena ao ensino superior”, debatendo o contexto das cotas nos vestibulares universitários, dentre outras políticas públicas que instrumentalizam processos de inclusão dos povos originários na educação brasileira. O encontro contará com a presença de Emerson Souza, pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP), Davi Popyguá, professor e liderança indígena, Wagner Amaral, presidente da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), Kauane Pankararé (PUC) e Jaci Martins (PUC).

Na quinta-feira (20/10), será realizada uma conferência de encerramento, com roda de conversa sobre “Educação indígena fora da escola”. O evento, previsto para ocorrer das 18h às 20h, contará com a presença de Cristine Takuá, professora de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE Indígena Txeru Ba’e Kua-I, e Nimboeté Santos.

O Museu também oferecerá uma série de oficinas de formação de professores, com o intuito de ensinar o uso de temas indígenas em sala de aula e outros espaços de aprendizado e cultura. Participarão das aulas os Mestres de Saberes do MCI e os professores do Conselho Aty Mirim Elizeu Caetano, Susilene Deodato e Dirce Jorge.

Esses encontros, destinados a professores da educação básica e outros profissionais da educação pública ou privada, estão marcados para ocorrerem de quarta-feira (19/10) à sexta-feira (21/10) em dois turnos: das 10h às 12h e das 15h às 18h. Gratuitas, as oficinas têm vagas limitadas, necessitando de inscrição antecipada via e-mail contato@museudasculturasindigenas.org.br.

Para conferir a programação completa do Museu das Culturas Indígenas, acesse: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SERVIÇO

I Encontro de Saberes e Aprendizado
“Educação Escolar Indígena e diretrizes curriculares no Estado de São Paulo”
Data: sábado (15/10)
Horário: das 10h às 12h
Entrada: Gratuita
Inscrição: formacao@museudasculturasindigenas.org.br

“Educação Antirracista”
Data: sábado (15/10)
Horário: das 15h às 17h
Entrada: Gratuita
Inscrição: formacao@museudasculturasindigenas.org.br

“As cotas sociais e o acesso da população indígena ao ensino superior”
Data: quarta-feira (19/10)
Horário: das 15h às 17h
Entrada: Gratuita
Inscrição: formacao@museudasculturasindigenas.org.br

“Educação indígena fora da escola”
Data: quinta-feira (20/10)
Horário: das 18h às 20h
Entrada: Gratuita
Inscrição: formacao@museudasculturasindigenas.org.br

Oficinas de formação de professores
Data: de quarta-feira (19/10) à sexta-feira (21/10)
Horário: das 10h às 12h e das 15h às 18h
Entrada: Gratuita
Inscrição: contato@museudasculturasindigenas.org.br

Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

IMPRENSA

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com

Tales Rocha
(11) 98870-1089
tales.rocha@agenciagalo.com

Mariana Nepomuceno
(11) 97152-4834
mariana.nepomuceno@agenciagalo.com

Thiago Reboucas
(11) 98562-3094
thiago.reboucas@agenciagalo.com