MCI promove encontro sobre a luta das mulheres indígenas na atualidade

Publicado em: 22 fev 2023
Museu das Culturas Indígenas

Evento antecipa debate realizado em 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher; A atividade é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site.

Tamikuã Txihi é uma das convidadas para a mesa de debate. Crédito: Arquivo pessoal

São Paulo, fevereiro de 2022 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, organiza um encontro com o objetivo de antecipar os debates movimentados em torno do 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Será realizado, no sábado (25/02), o encontro “As vozes das mulheres indígenas na luta contra o machismo”. Marcado para ocorrer na sede do MCI das 15h às 17h, a atividade é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site. 

O evento consiste em uma mesa de debate que contará com a presença de Jaci Jaxuka e Tamikuã Txihi. Ambas vão compartilhar suas trajetórias na luta pela dignidade das mulheres indígenas e abordarão suas perspectivas acerca do movimento do 8 de março latino-americano.

Jaci Jaxuka é uma das convidadas para a mesa de debate. Crédito: Arquivo pessoal

“Estamos lutando ao lado de mulheres comprometidas com a memória e a luta de nossas ancestrais, que viveram nesse território hoje chamado Brasil e que nós, povo Guarani, chamamos de Yvy Rupa”, afirma Jaci, que é líder indígena da Terra Jaraguá (SP).

O apelo também serve bem ao trabalho de Tamikuã, artista da etnia Pataxó nascida em Pau Brasil (BA). Bacharela em Serviço Social, faz parte do grupo Feminismo Comunitário de Abya Yala, movimento que reúne mulheres indígenas de diferentes etnias e países latino-americanos. Seu trabalho artístico está ligado às histórias ancestrais das mulheres de sua família, resgatando a memória de sua mãe e de sua avó por meio da pintura, da intervenção urbana e de videoartes. 

Ambas também vão aproveitar o evento para abordar os principais marcos, demandas e bandeiras que compõem o panorama das lutas protagonizadas por mulheres indígenas. “Seguimos com a força de nossas avós na caminhada pela desconstrução do pensamento colonizador, que só trouxe ações prejudiciais para a nossa cultura e o nosso modo de vida”, conclui Jaci.

SERVIÇO

As vozes das mulheres indígenas na luta contra o machismo
Data: sábado, 25/02
Hora: das 15h às 17h (horário de Brasília)
Entrada: gratuita (exclusiva à atividade)
Vagas: 30 no total
Reserva de ingressos no site Sympla.

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (MCI)

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

IMPRENSA

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com

Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com

Tales Rocha
tales.rocha@agenciagalo.com

Thiago Rebouças
thiago.reboucas@agenciagalo.com