Exposição virtual é destaque da programação do Museu Casa de Portinari

Publicado em: 26 jan 2021
Museu Casa de Portinari

Uma das grandes paixões nacionais também foi retratada por Candido Portinari, o futebol. Na rua, no campo ou na calçada, o jogo criou ligações entre o artista e sua cidade natal e virou tema de uma exposição virtual temporária em 2014, previamente à Copa sediada no Brasil. Nesta quarta-feira (27), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, relembra a mostra pelas suas redes sociais e site.

A obra “Futebol”, de 1935, foi escolhida como objeto e tema da exposição, pois apresenta um duplo sentido, retrata um jogo entre meninos e tem como pano de fundo Brodowski, cidade natal do pintor, reforçando a ligação de Portinari com o município. Na página www.museucasadeportinari.org.br/exposicaovirtual é possível visualizar a pintura, bem como participar de algumas brincadeiras on-line e aprender mais sobre as bandeiras nacionais.

Outra atividade destaque na programação desta última semana de janeiro é a Feira de Artesanato Virtual, que reúne artesãos de várias modalidades no dia 28, pelas redes sociais. Na galeria, o público poderá conhecer sobre a produção e as peças autorais, além de adquiri-las.

No site do Museu Casa de Portinari ainda é possível visitar parte do acervo exposto por meio de fotos e vídeos, o trabalho das equipes técnicas e fazer um tour virtual pelo espaço. Para conferir, basta acessar www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa ou as redes sociais @museucasadeportinari.