Museu Casa de Portinari realiza intervenções artísticas em muros de Brodowski

Publicado em: 03 ago 2021
Museu Casa de Portinari

Agenda conta também com DOCuriosidades (4) e Domingo com Arte (8); on-line e gratuita

Para dar início à programação de agosto, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou diversas atividades educativas que promovem a cultura, o entretenimento e o conhecimento.

Nesta quarta-feira (4), tem muita informação com o setor de documentação do museu, na ação DOCuriosidades. Às 9h, pelas mídias sociais, a visita de Álvaro Cotrim à Casa da família Portinari será apresentada pela equipe do Centro de Pesquisa e Referência da instituição.

Já na sexta-feira (6), O Trem da História exibe, às 10h, relatos sobre os eventos já acontecidos em Brodowski; uma forma de resgatar a memória da cidade.

Além disso, dando continuidade às Oficinas Andantes que, devido à pandemia, migraram para o ambiente virtual, no sábado (7), através dos stories do Instagram do museu, às 17h, será possível acompanhar a atividade. A ação faz parte do Projeto Árvores, proposto pelo artista plástico Jonathas Levy Miguel, que propõe intervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski.

Ainda no dia 7, sábado, o equipamento compartilha, no Spotify, um novo episódio do podcast do museu. Às 10h, apresenta conceitos sobre a conservação e a importância da coleção de têxteis da Casa de Portinari: testemunho dos usos, costumes e tradições ligados à família Portinari e à sociedade brasileira de forma geral, com o conservador Julio Moraes.

Já o Domingo com Arte (8) retrata, às 10h, o trabalho da artista plástica Celeste Frata Finotto. Celeste participou de várias edições da Semana de Portinari, nas Exposições Coletivas e na Pintura Mural; aos 87 anos ainda pinta e recebe todo apoio e carinho da família.

A semana começa com a ação Em Dia com a Edificação. Na terça-feira (10), as mídias sociais da instituição mostram como são realizadas as medidas preventivas contra a propagação de chamas do Museu Casa de Portinari, às 10h.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com 80% da capacidade. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Como forma de comunicar a Arte e a Cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).