Museu Casa de Portinari promove exposição “O Trem da História” na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

Publicado em: 14 dez 2021
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a mostra contará com objetos que fizeram parte da história dos trabalhadores da Estação Ferroviária

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizará, a partir desta terça-feira (14), das 9h às 18h, a exposição “O Trem da História”, com objetos que pertenceram ao Sr. Albino Domingues Terrível, ex-maquinista e foguista da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, empresa que impactou o desenvolvimento econômico e social de Brodowski em 1870.

“O Trem da História”, na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski, traz materiais que fizeram parte da vida cotidiana da companhia ferroviária, como o fogareiro e o fogão utilizados para esquentarem as refeições nas longas viagens. A lamparina à querosene e o lampião a carbureto também estiveram presentes nas atividades noturnas, auxiliando nas inspeções e manutenções do trem, bem como a marreta de prender trilhos, tenaz, machado e chave inglesa.

Além dos objetos ligados ao exercício do maquinista, a coleção vai apresentar documentos trabalhistas da empresa Mogiana. Todos os objetos foram cedidos pela Sra. Ana Maria Terrível Sciarretta e pelo Sr. Jesus Generoso Sciarreta, filha e genro do Sr. Albino Terrível. A mostra “O Trem da História” é uma extensão da exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico” e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, na Antiga Estação Ferroviária, localizada à avenida. Dr. Rebouças, nº 364, centro de Brodowski, com entrada gratuita.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br