Museu Casa de Portinari promove bate-papo sobre o livro “Capela da Nonna”, de Percival Tirapeli

Publicado em: 21 jan 2022
Museu Casa de Portinari

Nesta atividade totalmente gratuita, educadores do museu vão apresentar detalhes sobre um dos mais importantes conjuntos de obras sacras do artista que nasceu em Brodowski-SP e ganhou o mundo

Na próxima quarta-feira (26), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza a ação “Quartas com Arte”. Às 18h30, os educadores da instituição farão uma roda de conversa sobre o livro “Museu Casa de Portinari – Capela da Nonna”, de Percival Tirapeli. A publicação traz uma profunda análise das pinturas do interior da capela, onde Portinari retratou, em 1941, os santos prediletos de sua avó dando a eles a fisionomia de amigos e parentes. As obras foram feitas a têmpera, técnica que utiliza a mistura de água, cola e pigmentos em pó.

Programação virtual

A programação da semana também está nas mídias sociais do Museu Casa de Portinari. No próximo domingo (23), às 10h, será realizada uma contação de história com a Tia Lokinha, que vai abordar a vida de um menino azul que morava em um mundo colorido.

Além disso, como forma de incentivar e contribuir com a economia criativa, e ainda apoiar os artesãos de Brodowski, na terça-feira (25), às 10h, a “Feira de Artesanato Virtual” apresentará trabalhos manuais que poderão ser adquiridos mediante contatos disponíveis nas legendas do vídeo.

Já na quarta-feira (26), também às 10h, a instituição compartilha o poema “Retorno à Infância”, de Fátima Roque.


Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.