Museu Casa de Portinari realiza programação especial de Carnaval

Publicado em: 26 fev 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuitas, atividades terão oficinas de máscaras e colares carnavalescos, vídeo com obras de Portinari que abordam a temática, além de contação de história sobre uma menina que queria brincar o Carnaval

O “Carnaval na Paleta de Portinari”, ação que faz parte do “Projeto Candido Portinari – Catálogo de Obras”, será uma das atrações do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, que traz uma programação pra lá de especial.

Neste sábado (26), o projeto “Oficinas Andantes” vai levar arte, cultura e lazer à Brodowski (SP), das 9h às 11h30, com a artista Rita Luciano. Ela vai ensinar o público do bairro João Luiz de Vicente a confeccionar máscaras carnavalescas. O evento contempla a missão da instituição de buscar a ampliação e consolidação de seu papel por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social, aproximando a população do legado de Candido Portinari.

No domingo (27) e na terça-feira (1°), sempre às 10h, o Museu Casa de Portinari oferece o espaço infantil “Carnaval com Cultura”, onde o destaque será o livro “Maria Rosa” (1942), escrito pela canadense Vera Kelsey e ilustrado por Candido Portinari. Na performance, a equipe educativa da instituição vai contar a história da menina, personagem principal do livro, que fica muito ansiosa com a chegada do Carnaval.

Programação virtual

Já a programação pelas mídias sociais terá de sábado (26) a terça-feira (1o), sempre às 10h, o “Carnaval na Obra de Portinari”. O projeto mostrará, nas mídias sociais, a mais popular festa brasileira por meio de trabalhos de Portinari que retratam a cultura, as cores e a alma do nosso povo.

No domingo (27), às 10h, educadores do Museu ensinam a produzir os tradicionais colares havaianos, muito usados nos eventos de carnaval. Já na segunda-feira (28), às 10h, Vanderlei Alves vai narrar a paixão do brasileiro pelos dias de folia. Acesse as mídias sociais da instituição e participe.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.