Museu Casa de Portinari celebra 52 anos com programação especial

Publicado em: 10 mar 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuitas, atividades trazem a 10ª edição do “Sarau Cantigas da Minha Terra” e a ação “Domingo com Arte” com o lançamento do livro “América Latina 2051”, de Luís Cláudio Pereira

Em 1970, a casa de Candido Portinari e de sua família foi transformada em museu, abrindo suas portas para o público pela primeira vez no dia 14 de março. Em comemoração aos seus 52 anos, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou um fim de semana com atividades especiais.

Nesse sábado (12), às 20h, acontece na esplanada do Museu a 10ª edição do Sarau “Cantigas da Minha Terra”. A dupla Ricardo & Thiago, e convidados, apresentam clássicos da música sertaneja raiz que retratam a cultura caipira, assim como as obras de Candido Portinari.

Já no domingo (13), no mesmo local, a partir das 10h, a ação “Domingo com Arte” vai promover o lançamento do livro “América Latina 2051”, de Luís Cláudio Pereira, seguido de uma roda de conversa com o autor. Portinari é citado na narrativa como uma das grandes personalidades latino-americanas. A programação contará também com a participação do violinista Diego Albuquerque e da pianista Maria Thereza Albuquerque, além de muita arte produzida por artesãos de Brodowski (SP).

Em seus 52 anos, além de preservar, divulgar e valorizar o legado do artista bem como seu vínculo afetivo com a terra natal, o Museu Casa de Portinari realiza forte trabalho de pesquisa e diversas ações educativas e culturais, sempre contribuindo para a aproximação da arte com um público cada vez maior.

Visitação

A entrada no local é realizada mediante apresentação do comprovante do Passaporte de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar a instituição. O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.