Museu Casa de Portinari traz música, jogos, brincadeiras, oficina de “fuxico”, celebração ao Dia do Circo e apoio à feira de turismo rural

Publicado em: 25 mar 2022
Museu Casa de Portinari

Presenciais e virtuais, as atividades são totalmente gratuitas e destinadas a crianças e adultos de todas as idades

Uma programação gratuita e diversificada, com muita cultura, esporte, brincadeiras e conscientização ambiental. É o que o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou para o fim de semana de Brodowski (SP) e região.

Neste sábado (26) e no domingo (27), das 10h às 16h, educadores do museu realizam brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância de Candido Portinari, com jogos de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha e bilboquê, além de livros infantis sobre a obra do artista. Ao término das atividades, as famílias recebem um certificado de participação.

O Museu Casa de Portinari também vai apoiar o Programa de Turismo Rural, por meio da exposição “Roteiro Rural de Brodowski”. No sábado (26), das 9h às 12h, na esplanada do museu, a mostra exibirá objetos e produtos temáticos, além de divulgar um passeio histórico-cultural pela Fazenda do Alho. As rotas cicloturísticas rurais regionais foram elaboradas pela equipe do MTB Brodowski Ride, evento ciclístico programado para o dia 24 de abril. A atividade também terá apresentação do cantor Fred Leme, com canções em homenagem à Portinari e sua terra natal.

No mesmo dia, das 20h30 às 21h30, acontecerá a “Hora do Planeta”, ação global com objetivo de chamar atenção para as mudanças climáticas e o impacto delas na biodiversidade e na vida social, além de demonstrar preocupação com questões ambientais diversas. Engajado nessa iniciativa, o Museu Casa de Portinari vai convidar toda a comunidade a apagar as luzes de casa por uma hora.

On-line

A programação se estende também para as mídias sociais. No domingo (27), às 10h, a instituição vai compartilhar um vídeo em celebração ao Dia do Circo, comemorado em 27 de março. Serão exibidas obras de Candido Portinari que retratam os espetáculos circenses de antigamente.

Já na quinta-feira (31), às 14h, a atividade “Saberes e Fazeres” vai homenagear a Capela da Nonna, local que Portinari construiu para sua avó, Pelegrina, que, por conta da idade e problemas de saúde, já não conseguia ir até a igreja para fazer suas orações. O setor educativo do museu vai ensinar a produzir um terço confeccionado com “fuxico”, acessório feito com retalhos de tecidos.

Visitação

A entrada no local é realizada mediante apresentação do comprovante de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar a instituição. O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.