Museu Casa de Portinari tem programação especial com poesia, documentários e debate sobre a vida e obra do artista

Publicado em: 01 abr 2022
Museu Casa de Portinari

Presenciais e gratuitas, as atividades trazem trechos do poema “O Menino e o Povoado”, vídeos temáticos e uma roda de conversa com os educadores da instituição

A singularidade artística de Candido Portinari ultrapassa as pinturas, indo para o desenho e a poesia. Com objetivo de apresentar a face poética do artista, por meio de versos característicos da segunda geração do modernismo, na próxima terça-feira (5), às 13h, a atriz Cristina Campioni vai declamar trechos do poema “O Menino e o Povoado”, escrito em 1958. A ação acontecerá nos ambientes do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

“Os versos do poeta também são temas de suas pinturas, marcados pela infância em Brodowski, com o povoado, as festas, os bailes, o circo, as brincadeiras”, ressalta Cristiane Patrici, gerente do Museu.

Ao longo do mês de abril, o projeto “Quartas com arte” também é destaque, sempre às 19h. No dia 6, será exibida a produção audiovisual “Portinari – De Lá Pra Cá – Museu Casa de Portinari”, na sala principal da instituição. Já no dia 13, será a vez do documentário “Portinari”. E, no dia 20, será exibido o vídeo “Cândido Portinari, um pintor de Brodowski”. Para fechar essa série de atividades, no dia 27, educadores do Museu promovem uma roda de conversa sobre “Portinari e o seu Povoado”.

Visitação

A entrada no local é realizada mediante apresentação do comprovante de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar a instituição. O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.