Museu Casa de Portinari comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com edição especial do projeto “Oficinas Andantes”

Publicado em: 03 jun 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a programação também traz brincadeiras alusivas aos tempos de infância de Candido Portinari, Feira de Artesanato Virtual e exibição de documentário na sala principal da instituição

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação especial. No próximo sábado (4), às 13h30, as “Oficinas Andantes” apresentam o “Projeto Árvores”, uma intervenção realizada pelo artista visual Jonathas Levy Miguel. A ação acontecerá no Clube da Terceira Idade “Vivência Feliz” propondo uma reflexão sobre a importância das árvores nos espaços urbanos e os benefícios que elas trazem à comunidade. 

Além disso, no domingo (5), às 10h, pelas mídias sociais, será compartilhado um álbum de fotos com obras do artista Candido Portinari que retratam a temática ambiental. No mesmo dia, às 15h, a instituição exibirá informações sobre o projeto de sustentabilidade desenvolvido no museu.

Demais atividades culturais

No sábado (4) e no domingo (5), das 10h às 16h, o projeto “Família no Museu” acontece nos jardins do Museu Casa de Portinari. Educadores realizam brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, com jogos de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha e bilboquê, além de livros infantis sobre a obra do artista. Ao término das atividades as famílias recebem um certificado de participação.

Como forma de incentivar e contribuir com a economia criativa, na quarta-feira (8), às 14h, a instituição vai compartilhar, pelas mídias sociais, a Feira de Artesanato virtual, mostrando o trabalho desenvolvido por artesãos de Brodowski (SP). Na legenda do vídeo será possível encontrar o contato para a aquisição das peças.

Outro destaque na programação é a ação “Quartas com Arte”. Também na quarta-feira (8), a partir das 19h, na sala principal do museu, será exibido o documentário “Ateliê Portinari – Técnicas de Pintura: Têmpera”.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.