Museu Casa de Portinari participa da Museum Week com programação especial

Publicado em: 10 jun 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a ação tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa, de 13 a 19 de junho, da #MuseumWeek, uma ação global que tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países, explorando o relacionamento do público com os diferentes equipamentos. Este ano o tema será “Cultura, Sociedade e Inovação” e trará as hashtags: #InovacaoMW, #CriadoresMW, #LiberdadeMW, #SexualidadeMW, #MeioAmbienteMW, #LicoesDeVidaMW e #DancaMW.

Em Brodowski (SP), a participação do Museu Casa de Portinari será com programação especial. Na próxima segunda-feira (13), às 10h, a instituição compartilha, nas mídias sociais, um vídeo com fotos e informações sobre a exposição a céu aberto “Giardino Portinari”, um lugar de arte, conhecimento e muita diversão. 

Na terça-feira (14), às 19h, o museu vai promover o workshop “Um olhar para o futuro”, ministrado pelo artista Cristo Emilio que vai falar sobre arte digital. A ação será na sala principal da instituição e contará com transmissão ao vivo, no Instagram do Museu. 

Já na quarta-feira (15), às 10h, será publicado um vídeo sobre o que Candido Portinari pensava sobre a paz, tema tão retratado em suas obras. No mesmo dia, às 13h, conheça um dos trechos do poema “O Menino e o Povoado”, escrito em 1958.

Além disso, na quinta-feira (16), às 10h, nas mídias sociais, o artista plástico Carlos Tarocco vai comentar sobre a desconstrução de estereótipos no campo da sexualidade.

Na sexta-feira (17), às 10h, o Museu Casa de Portinari compartilha uma das ações do Projeto de Sustentabilidade que a instituição desenvolve junto aos seus colaboradores com o intuito de reciclar materiais e preservar o meio ambiente.

Ainda dentro da programação especial da Museum Week, no sábado (18), às 10h, o Museu Casa de Portinari vai promover uma roda de conversa com Otávio Borghini Neto, que vai contar sua história de superação após várias amputações de membros. A ação será transmitida pelo Instagram.

Encerrando a semana, no domingo (19), a partir das 10h, o Museu apresenta a bailarina Emily Miguel em um espetáculo de dança pelos ambientes da instituição. A atividade também será transmitida pelo Instagram da Casa de Portinari.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.