Museu Casa de Portinari promove roda de conversa sobre “A influência da cultura italiana na formação do povo brasileiro”

Publicado em: 26 nov 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz Feira de Artesanato, as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, além da narração de um trecho do poema “O menino e o povoado”, e simpósio sobre decoração de espaços religiosos no Estado de São Paulo

Na próxima quarta-feira (30), a partir das 19h, educadores do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizam, na sala principal, uma roda de conversa com o tema “A influência da cultura italiana na formação do povo brasileiro”.

Além disso, aos finais de semana, a instituição promove as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Neste sábado (26) e domingo (27), das 10h às 16h, os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, bem como conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Nos mesmos dias e horários, os jardins do museu receberão a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Outro destaque da programação é o simpósio “Popular, espiritual, moderno – Portinari e a renovação da decoração dos espaços religiosos no Estado de São Paulo”, realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). O evento acontecerá no sábado (26) e no domingo (27), a partir das 10h, mediante inscrição pelo site https://museucasadeportinari.org.br/simposio. A ação também contará com transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/user/casadeportinari.

Já na segunda-feira (28), às 15h, o novo conteúdo do Spotfy da instituição traz, em áudio, um trecho do poema “O menino e o povoado”, escrito por Candido Portinari em 1958. O episódio terá a narração do educador Ronilson Rosa. Acesse e confira.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.