Museu Casa de Portinari realiza programação especial para as férias de janeiro

Publicado em: 05 jan 2023
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda traz os tradicionais jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, contações de histórias, oficinas, atividades físicas e muito mais

As férias de janeiro podem ficar muito mais divertidas e repletas de conhecimento no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. É que até 29 de janeiro, sempre de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h, o espaço cultural realizará diversas atividades e oficinas na programação “Férias no Museu”, ação destinada a crianças, jovens e adultos.

Ao longo do mês, a instituição vai promover as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, trazendo pula-corda, bola de meia, diabolô, quebra-cabeças, bola de sabão, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê e livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Além disso, a equipe educativa do Museu Casa de Portinari disponibilizará brinquedos e objetos que incentivam a interação entre as crianças e suas famílias, por meio de recreações que remetem à história da Casa de Portinari.

Neste domingo (8), a partir das 10h, tem música de viola com Cassio Fonseca e contação de história com a escritora Rita de Fitas.

Já na próxima semana, na quarta-feira (11), das 10h às 11h, o setor educativo realizará uma contação de história sobre o livro “Candinho: um menino que gostava muito de brincar e desenhar”, da museóloga Angelica Fabbri, seguida de uma confecção de livreto personalizado, abordando a narrativa da criançada.

No período da tarde, no mesmo dia, das 14h às 15h, serão disponibilizados jogos de tabuleiros que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e interativo dos pequenos.

Oficinas de origami, pintura e carimbo, leitura compartilhada, criação de espantalho, alongamento e atividades físicas também compõem a programação ao longo do mês.


Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.