Oficina de espantalho, atividade física e muito mais, na programação de férias do Museu Casa de Portinari

Publicado em: 19 jan 2023
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda ainda propõe jogos e brincadeiras tradicionais que remetem crianças e adultos aos tempos de infância do menino Candinho

Até 29 de janeiro, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza uma programação especial para as férias da criançada.

Neste domingo (22), às 10h, pelas mídias sociais, será compartilhada uma oficina que ensina a confeccionar um espantalho de papel. A ação será baseada na obra “Espantalho”, produzida por Candido Portinari, em 1959, personagem que fez parte do imaginário infantil do artista.

No mesmo dia, de forma presencial, das 14h às 15h, a instituição vai disponibilizar jogos de tabuleiros que auxiliam no raciocínio lógico e interativo dos pequenos.

Já na quarta-feira (25), das 10h às 11h, o setor educativo promove atividades lúdicas de alongamentos e exercícios físicos utilizando bolas de meia e bambolês, elementos presentes na produção plástica e poética de Portinari e que contribuem para o desenvolvimento corporal, da saúde e bem-estar.

Além disso, de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h, os jardins do museu recebem os tradicionais jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, como pula-corda, bola de meia, diabolô, quebra-cabeças, bola de sabão, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê e livros infantis sobre a vida e obra do artista.

A equipe educativa do Museu Casa de Portinari também disponibilizará brinquedos e objetos que incentivam a interação entre as crianças e suas famílias, por meio de recreações que remetem à história da Casa de Portinari.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.