Museu Casa de Portinari tem programação gratuita no fim de semana pós-Carnaval

Publicado em: 23 fev 2023
Museu Casa de Portinari

A agenda destaca a Galeria Multimídia com a obra completa de Portinari e ainda traz Feira de Artesanato Virtual e curiosidades nas mídias sociais

Inaugurada recentemente, a Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari, continua sendo destaque na programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

Projetores instalados nas paredes da sala exibem, em alta resolução e em ordem cronológica, as mais de 5.300 obras de Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra que o artista produziu até o final de sua vida.

O percurso ainda conta com um totem interativo que apresenta uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas do artista, entre elas, as das séries “Músicos”, “Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas como a conhecida “Tiradentes”.

Além disso, no sábado (25), às 14h, as mídias sociais da instituição compartilham a “Feira de Artesanato Virtual”, mostrando o trabalho de artesãos de Brodowski, como forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Já no domingo (26), às 10h, serão publicadas informações sobre a passagem do artista plástico Otávio Araújo pela casa da família Portinari, conforme estudos do Centro de Pesquisa e Referência do museu.

E na segunda-feira (27), também às 10h, será apresentado o que foi noticiado em 27 de fevereiro de 1944, há 79 anos, no jornal “A cidade”, do sr. Lauro João Almeida Pinto, com muitos fatos curiosos. Tem Carnaval, nomes conhecidos chegando e deixando a cidade, e o relato de um talento bastante inusitado do sr. Batista, pai de Candido Portinari.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.