Museu Casa de Portinari participa da Semana Nacional de Museus com ações em Brodowski (SP)

Publicado em: 12 mai 2023
Museu Casa de Portinari

Tour Virtual 360o e dicas de sustentabilidade, integram a agenda liderada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus; Já a programação gratuita do fim de semana celebra o Dia das Mães e terá o projeto “Domingo com Arte”, presencial e virtual, além da tradicional Feira de Artesanato como incentivo à Economia Criativa

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação gratuita e repleta de atrações nos próximos dias do mês de maio, incluindo a participação na 21a Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.

No sábado (13), das 10h às 16h, os jardins da Casa de Portinari recebem a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos da cidade. A ação destaca produções e técnicas de trabalhos manuais, além de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

No domingo (14), das 10h às 16h, também nos jardins do Museu, será realizada mais uma edição do “Domingo com Arte”, coincidindo com o Dia das Mães, portanto, também será em homenagem a elas. O projeto permite ao público apreciar o fazer artístico em tempo real. É o artista revelando sua criatividade e múltiplas linguagens, diante dos olhos do público, como uma escultura ou uma pintura, por exemplo.

Do presencial para o universo online, o “Domingo com Arte Virtual” de maio será com a artista plástica Naïf Con Silva, de Batatais (SP), que mostrará sua produção, às 14h, pelas mídias sociais do Museu (Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari). Ela colabora com eventos Naïfs pelo Brasil. É instrutora de artes e jurada de carnaval. Já ministrou palestras em instituições públicas e privadas, sobre cultura afro-brasileira. Além disso, é ativista do movimento “Negro Preconceito e Resistência”.

Já na quarta-feira (17), às 10h, o Museu Casa de Portinari participa da ação “Mude para Salvar o Mundo”, em celebração à 21ª Semana Nacional de Museus organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Será compartilhado, nas mídias sociais da instituição, um vídeo que destaca ações de sustentabilidade que cada pessoa pode praticar em seu dia a dia, tanto em casa quanto no local de trabalho.

Outra atividade, com participação do equipamento, será na quinta-feira (18), às 10h, via plataforma Google Meet. A equipe de educadores do Museu Casa de Portinari em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, por meio do curso de Licenciatura em Artes Visuais, vai realizar uma visita sustentável pelo recurso de Tour Virtual 360º. Além disso, também serão apresentados os projetos sustentáveis praticados pelo Museu de forma a estimular reflexões sobre o tema. Para participar, é preciso fazer a inscrição previamente até essa sexta-feira (12), pelo formulário https://forms.gle/9DYT9nrUTMK8tGx48. O link para participação será enviado para o endereço de e-mail informado na inscrição.

Ainda na quinta-feira (18), às 19h, dentro da 21a Semana Nacional de Museus (nessa data também é celebrado o Dia Internacional dos Museus), o Museu Casa de Portinari realizará a palestra “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, tema proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas – ONU: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

No mesmo dia, às 15h, pelas mídias sociais do Museu, a Série “Neste Dia” vai compartilhar o que foi noticiado em 18 de maio de 1958, há 65 anos, no jornal “A Cidade” do Sr. Lauro João Almeida Pinto. São fatos e nomes conhecidos até hoje! Ficou curioso? Acesse e confira!

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.