Ir para o conteúdo

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem ações especiais para lançar a FLIMA 2018

Publicado dia 16/07/2018 por Acam Portinari

O ‘esquenta’ realizado pelas instituições acontece dias 21 e 22 de julho, com três programações envolvendo literatura, poesia, música e teatro, com temas ligados à preservação ambiental

Em setembro, de 14 a 16, Santo Antônio do Pinhal, cidade localizada a 20 minutos de Campos do Jordão (SP), será palco da primeira Festa Literária Internacional da Mantiqueira – FLIMA. Para esquentar os motores e colocar o público no clima da programação, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, geridas em parceria com a ACAM Portinari – oferecem três ações especiais em julho.

O dia 21 de julho (sábado) começa com uma oficina de criação de livros em duas edições, às 10h00 e às 14h00. A atividade é um momento  imperdível para quem escreve, desenha ou é apaixonado por publicações impressas. O editor e designer Vanderley Mendonça –  um dos curadores da FLIMA 2018 – transmitirá noções básicas de design editorial, como a criação da capa, paginação, diagramação, escolha de papel, impressão e acabamento de forma artesanal, e ensinará a diagramar, a montar, a imprimir e a encadernar um livro. Cada participante sairá com o seu próprio livreto, fanzine ou plaquete. Quem quiser, pode levar textos e desenhos (em preto e branco) em arquivo digital. A idade mínima recomendada é de 14 anos; menores precisam estar acompanhados por um adulto responsável.

Na mesma data, às 16h30, a ação “Nuvens Ornamentais: Improvisos Poético-Musicais” ocorre no Projeto Pôr do Sol. Versos e sons se fundem e se confundem, criando paisagens sonoras ao vivo. Uma performance que combina poesia, música e incorpora o acaso para proporcionar uma experiência única. Mais do que um sarau, o espetáculo é uma sensível celebração da arte do improviso. Os responsáveis pela proposta são a cantora, poeta e atriz Natalia Barros  e João Taubkin, contrabaixista e compositor.

Para fechar a agenda do “Esquenta FLIMA”, no dia 22 de julho (domingo), às 10h00, o Grupo Ziriguidum apresenta a peça Eu Não Quero um Mundo Imundo, inspirada na obra “Gnomos de Gnu” de Umberto Eco. A narrativa foca problemas atuais de poluição, saúde e sustentabilidade que tanto afligem o ser humano, e busca despertar no público a conscientização ecológica e a curiosidade de investigar novas obras literárias que ampliem sua capacidade de reflexão.

 

FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira

A FLIMA 2018 reunirá autores brasileiros de grande prestígio, nomes conhecidos de um público mais amplo, novos talentos e convidados internacionais de 14 a 16 de setembro, em Santo Antônio do Pinhal. Mais que um evento literário, a Festa tem a questão ambiental como um de seus eixos temáticos e é uma celebração da literatura viva, aquela que está não apenas nos livros, mas também na internet, nos blogs, nos microcontos do Twitter, nas plataformas de autopublicação, como o wattpad, a Amazon e a Kobo, nas edições bem cuidadas da produção independente e artesanal, na poesia musicada.

Sem abrir mão das tradicionais mesas com autores debates, a programação da FLIMA 2018, que será divulgada em meados de agosto, incluirá atividades lúdicas e performáticas, para adultos e crianças, com destaque para a música, a poesia e a oralidade, com o objetivo de aproximar o público da literatura. O jornalismo, a fake news e a pós-verdade, além da representação e da representatividade do negro na literatura brasileira, são alguns dos temas abordados nesta edição, que homenageará Augusto de Campos, 87 anos, um dos mais importantes poetas vivos – não apenas do Brasil.

 

Serviço:

Esquenta FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira

Oficina de Criação de Livros

Data: 21/07/2018 (sábado)

Horário: às 10h00 e às 14h00

 

Projeto Pôr do Sol – Nuvens Ornamentais: Improvisos Poético-Musicais

Data: 21/07/2018 (sábado)

Horário: às 16h30

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

 

Eu Não Quero um Mundo Imundo com o Grupo Ziriguidum

Data: 22/07/2018 (domingo)

Horário: às 10h00

Entrada: gratuita

 

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Informações: (12) 3662-6000

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de agasalhos e cobertores que serão destinados a instituições de caridade do município

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado:
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Bete Alina – (11) 3339-8164 – bete.alina@gmail.com

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais