Ir para o conteúdo

Acessibilidade

Olá! Bem-vindo(a) ao site da ACAM Portinari.

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari administra, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, quatro equipamentos culturais pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo: Museu Casa de Portinari, em Brodowski, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, e Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo; ainda, apoia as ações do SISEM-SP, que articula cerca de 415 instituições públicas e privadas, de 190 municípios. 

A ACAM se compromete com a inclusão e com a diversidade e, por isso, com o intuito de tornar o conteúdo desse site acessível ao maior número de pessoas e, transmitir o conhecimento sobre a Organização, preparou um site que conta com diversas funcionalidades de acessibilidade para que a maior quantidade de pessoas consigam ter acesso aos conteúdos.

O site foi desenvolvido considerando os requisitos de acessibilidade digital com foco na usabilidade, navegação e compromisso com as pessoas com e sem deficiência.  O trabalho de criação foi feito em busca de eliminar as barreiras e, principalmente, de garantir os direitos para que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia.

O site segue as diretrizes e padrões do W3C, do WCAG 2.0 e do e-MAG, o modelo de acessibilidade do governo brasileiro, para tornar a experiência mais acessível e a melhor possível, não só para pessoas com deficiência, mas para qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade com a tecnologia.

Nesta página, você encontrará uma listagem de funções e sugestões de ferramentas de acessibilidade que podem ajudar a tornar sua navegação no site mais fácil e proveitosa.

Navegação por teclado

Para usuários que utilizam a navegação por teclado, nosso site possui um atalho para facilitar o acesso ao conteúdo principal da página pulando os menus de navegação . Nos navegadores Chrome e Edge, é só apertar Alt + c. No Mozilla Firefox, o atalho é Alt + Shift + c

O primeiro link de cada página (que é visualmente escondido até que seja focado pela tecla Tab) também serve a mesma função.

Tamanho da fonte e dos elementos

É possível utilizar as ferramentas nativas de seu navegador para alterar o zoom de cada página. A maneira mais comum é utilizando os atalhos de teclado Ctrl + + e Ctrl + -, sendo o atalho Ctrl + 0 utilizado para retornar o zoom para o valor padrão.

Nosso site também disponibiliza ao usuário atalhos no cabeçalho do topo que desempenham esta mesma função, através dos botões A- e A+.

Contraste

Ao lado dos botões A- e A+ há um botão que troca as cores do site entre as padrões e a paleta de alto contraste. Clique e compare as duas para utilizar a que mais se adapta à sua visão.

Descrição das imagens para cegos

O site da ACAM Portinari tem imagens com descrição para cegos, através da utilização da técnica de preenchimento do atributo ALT, possibilitando que softwares façam a leitura do conteúdo.

Dúvidas e sugestões

Caso sua navegação dependa de alguma ferramenta de acessibilidade que não está presente ou não atende às suas necessidades, por favor entre em contato com a equipe da ACAM Portinari pelo e-mail contato@acamportinari.org e ajude-nos a melhorar a sua experiência.