Ir para o conteúdo

9º ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS DEBATE INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Publicado dia 02/06/2017 por Acam Portinari

Evento do SISEM-SP ocorre dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro, em São Paulo

Infraestrutura e Segurança. Este é o tema do 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), que ocorre dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro, em São Paulo. A iniciativa, organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (SEC), com apoio da ACAM Portinari, conta com mesas de debates, conferência, workshops e painéis digitais que irão discutir a adoção das boas práticas das instituições museológicas no contexto dos museus paulistas.

O tema do 9EPM, além de atender a uma demanda de gestores e profissionais de museus, foi escolhido por fazer parte de uma relação de parâmetros estabelecidos pelo SISEM-SP para o cadastramento dos museus do Estado. As questões relativas à Infraestrutura e Segurança aparecem transversalmente nos três eixos (Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e da Comunicação e Serviços ao Público) que formam os pilares do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do SISEM-SP lançada em fase de testes no Encontro Paulista de Museus do ano passado, de forma restrita aos museus da Baixada Santista – e que, agora no 9EPM, será aberta a todas as instituições museológicas paulistas.

Aderir ao cadastro é vital, uma vez que os dados levantados servirão de base para o estabelecimento de políticas públicas, incluindo o repasse de verbas, além de proporcionar ao museu uma visão diagnóstica da instituição que pode ser apropriada para a elaboração do planejamento estratégico institucional.

Programação

Na palestra principal, com foco no tema Infraestrutura e Segurança, Uta Stapf e Kevin Clarke, do Schwules Museum, irão relatar como este museu gay de Berlim, criado em 1985, enfrentou o desafio de ter que mudar de sede, passando a ocupar recentemente 1.600 m2 de uma antiga instalação de indústria gráfica, para poder atender ao crescimento da instituição.

Em sequência à temática, o 9EPM promoverá uma série de atividades. Serão três mesas de debates, formadas por especialistas nacionais e internacionais do setor. Duas delas ocorrem dia 19: Medidas preventivas = energia bem investida, das 10h30 às 13h; e Acessibilidade ao patrimônio museológico, das 14h30 às 17h. A terceira mesa de debates é dia 20, das 9h às 11h: Formas de financiamento para museus.

Painéis Digitais com cases de soluções encontradas por museus paulistas nas áreas de Infraestrutura e Edificações, Acessibilidade e Sustentabilidade e Segurança serão exibidos durante o evento.

Além disso, a programação do 9EPM prevê também a realização de workshops em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Serão quatro encontros, todos no dia 20 de junho, das 14h às 18h: 1) Oficina de zeladoria do patrimônio histórico-cultural; 2) Desenhando rotinas de segurança; 3) Passo-a-passo para obtenção do AVCB; e 4) Gestão da infraestrutura e o sucesso de atividades culturais. Todas as oficinas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no site do SISEM-SP.

“O tema do 9EPM aborda objetivos estratégicos para qualquer instituição museológica. A adequação, manutenção e aprimoramento da infraestrutura e dos itens de segurança são essenciais para a preservação dos acervos, além do bem-estar e conforto do público e dos colaboradores da instituição”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Serviço

9º Encontro Paulista de Museus
Local: Theatro São Pedro (Rua Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos, São Paulo)
Data: 19 e 20 de junho
Horário: das 9h00 às 18h00
Inscrições: até 12 de junho, pelo site www.sisemsp.org.br
Informações: (11) 3339-8111

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais