Ir para o conteúdo

RESULTADO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DE 2019

Publicado dia 18/12/2018 por Acam Portinari

As propostas selecionadas irão compor a programação de itinerâncias do SISEM-SP em várias regiões do Estado de São Paulo

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, divulgou hoje o resultado da classificação dos projetos que se inscreveram no edital para o credenciamento de propostas de exposições itinerantes em território paulista para 2019. (Clique aqui para conferir a lista dos projetos selecionados).

Inicialmente as 28 propostas inscritas foram avaliadas pela Comissão de Habilitação, que verificou se o proponente cumpriu as obrigações do edital. Posteriormente, a Comissão de Avaliação, composta pelo Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, ACAM Portinari e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) classificou os melhores projetos. “O grande número de propostas e a qualidade dos trabalhos reforçaram a relevância e a importância do lançamento desse edital. É uma oportunidade para que os trabalhos e temas regionais circulem e também de descentralizar a oferta de exposições em diferentes linguagens e temas, além de dar espaço e valorizar os produtores de conteúdos. Assim ampliamos o propósito de difusão de conhecimento e executamos as políticas públicas de cultura de forma inclusiva”, afirma Angélica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Conforme o edital, os critérios de avaliação que foram levados em consideração foram 10: interesse público da proposta; excelência do projeto quanto à qualidade, objetivos, inovação e linguagens artísticas; abrangência (ênfase no número de montagens), qualificação técnica, tabela orçamentária descritiva, capacidade de execução, conformidade com os objetivos do edital; argumentação na construção de conteúdo; e alcance e eficácia das estratégias do projeto.

As mostras selecionadas percorrerão o território paulista em 2019 para auxiliar na diversificação, qualificação e ampliação do repertório dos museus que as receberão em uma das seguintes macrorregiões do Estado: Oeste, Noroeste, Nordeste, Sudoeste, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral. A temática das exposições classificadas varia entre acessibilidade, artes, ciências e tecnologia, cultura LGBT, culturas indígenas, cultura quilombola, culturas tradicionais, direitos humanos, história local ou regional.

“Agradecemos a todos que se inscreveram e reiteramos que é de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização das informações sobre o edital pela página eletrônica da ACAM Portinari”, explica o diretor do GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Fonte: SISEM-SP e ACAM Portinari

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais