Mais de 1000 mudas de Palmeira Juçara foram plantadas em Iguape durante uma ação de plantio coletivo.

Publicado em: 10 nov 2025
Museu das Culturas Indígenas

A Palmeira Juçara é essencial para a Mata Atlântica por ser uma fonte de alimento para diversas espécies de animais, ajudar na regulação hídrica e na prevenção da erosão, além de ter valor cultural e econômico para o consumo do seu fruto, o palmito. Sua exploração predatória, no entanto, a tornou uma espécie ameaçada de extinção. 

No último domingo (09/11), uma ação promovida pelo Instituto Lassus levou voluntários para o plantio coletivo de mil mudas de Palmeira Juçara na Aldeia Yvyty Mirim em Icapara, Iguape (SP).

A ação realizada de maneira voluntária chegou a sua 14ª edição. Em 2024, foram plantadas 8 mil mudas, sendo 1.000 em cada aldeia da região.

Confira como foi: