Programação de férias do Museu Índia Vanuíre destaca saberes e práticas culturais

Publicado em: 26 jan 2026
Museu Índia Vanuíre


Exposições temporárias também estão em cartaz na instituição em Tupã (SP)
 

Fachada do Museu Índia Vanuíre/Bruno Marqueti

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove oficinas gratuitas que abordam jogos e brincadeiras tradicionais, arte indígena, dança, grafismos e pintura corporal, desenvolvidas em diálogo com diferentes povos indígenas.

Além das oficinas, o público pode visitar exposições temporárias que aprofundam o contato com processos coletivos e memórias construídas com povos indígenas do Oeste Paulista, além de uma mostra dedicada à presença negra na história de Tupã. As ações reforçam o papel do Museu como espaço de educação, diálogo e valorização da diversidade cultural. Confira, abaixo, todas as informações.

Jogos e Brincadeiras Indígenas

A atividade “Jogos e Brincadeiras Indígenas” propõe a aproximação do público com diferentes culturas indígenas por meio de brincadeiras tradicionais. A partir de práticas lúdicas transmitidas entre gerações, a ação destaca o brincar como expressão cultural e forma de compartilhamento de saberes.

Além de promover momentos de diversão, a atividade estimula a convivência, a interação social e o respeito à diversidade cultural, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer modos de vida, valores e formas de aprendizado presentes em diferentes povos indígenas.

Data: 27 de janeiro
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Gratuito

Arte Indígena

Nesta oficina, a artesã e liderança Kaingang Dirce Jorge irá compartilhar saberes tradicionais de seu povo por meio da confecção de chaveiros, brincos e pulseiras inspirados nas culturas indígenas.

Além de aprender técnicas de criação com sementes e materiais acessíveis, as crianças terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os significados, os símbolos e as histórias presentes nesses elementos artísticos que fazem parte da identidade dos povos originários.

Data: 28 de janeiro
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Gratuito

Oficina de dança e confecção de artesanatos indígenas

Nesta oficina, as crianças participam de um momento de canto e dança conduzido por uma representante do povo Kaingang, em uma vivência que valoriza a expressão cultural e o encontro de saberes.

Na sequência, a atividade convida o público infantil a explorar a criatividade por meio da confecção de artesanatos. Com materiais simples e naturais, como sementes e linhas, as crianças produzem pulseiras, colares e outros adornos, em um processo que estimula a imaginação e o fazer manual.

Data: 29 de janeiro
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Gratuito

Oficina de Grafismo e Pintura Corporal

O grafismo indígena é uma forma de comunicação e identidade. Nesta atividade, os participantes conhecem os significados presentes nos desenhos tradicionais, experimentam traços e padrões e produzem seus próprios grafismos em papel ou tintas naturais. Cada participante cria um pequeno painel inspirado na estética e na simbologia dos povos indígenas.

Data: 30 de janeiro
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Gratuito

Exposições temporárias

Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista

A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.

Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã

A exposição é realizada no Museu Índia Vanuíre com o objetivo de refletir sobre a história invisibilizada da população negra em Tupã (SP) e destacar sua importância fundamental na construção da cidade. Por meio de depoimentos orais, registros visuais e expressões artísticas, a exposição busca resgatar memórias, evidenciar a resistência e fortalecer a preservação da identidade cultural negra.

Por Trás da Exposição: Memórias de um Processo Coletivo, com os Povos Indígenas do Centro-Oeste Paulista

Confira o processo vivo que conduz à revitalização da exposição de longa duração do Museu — uma trajetória marcada pelo cuidado, diálogo e respeito. Os visitantes acompanham os registros dos encontros entre a equipe do Museu e as comunidades indígenas Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre; Terena e Kaingang da Terra Indígena Icatu; e Guarani Nhandewa, Terena e Kaingang da Terra Indígena Araribá.

Datas: terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito

Confira todas as informações da agenda no site da instituição.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações
(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube