Museu Casa de Portinari tem nova exposição e atividades de férias

Publicado em: 04 jul 2025
Museu Casa de Portinari

Mostra “Bordados, Bordaduras e Bordadeiras” acontece no Galpão das Artes

Fachada do Galpão das Artes/Divulgação

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizada em Brodowski (SP), inaugura no dia 10 de julho a exposição “Saberes e Fazeres da Casa de Portinari: Bordados, Bordaduras e Bordadeiras”, no Galpão das Artes.

A mostra reúne peças produzidas por artesãs de Brodowski e região e propõe um diálogo com o universo afetivo e familiar de Candido Portinari, cuja mãe e irmãs dominavam a arte do bordado. A exposição valoriza o fazer manual como expressão de identidade, sensibilidade e patrimônio cultural.

Além da abertura da mostra, a programação segue com atividades voltadas ao público de todas as idades, como oficinas criativas e brincadeiras na esplanada, dentro do projeto “Férias no Museu”. Aos finais de semana, o espaço também recebe a Feira de Artesanato com participação de artesãos locais.

No feriado estadual de 9 de julho, o Museu Casa de Portinari funciona normalmente. Confira, a seguir, a programação completa.

Exposição valoriza bordados e memórias

De 10 de julho a 3 de agosto, o Museu Casa de Portinari apresenta, no Galpão das Artes, a exposição “Saberes e Fazeres da Casa de Portinari: Bordados, Bordaduras e Bordadeiras”. A mostra reúne peças criadas por artesãs de diferentes localidades, destacando o valor do trabalho manual e da tradição têxtil presentes na história do museu e no cotidiano da família de Candido Portinari.

As obras dialogam com o universo afetivo do artista, cuja mãe e irmãs se dedicavam ao bordado e à costura, práticas que ajudaram a compor a atmosfera de sua infância.

Segundo o gerente do Museu, Matheus Maia, “a ideia foi reunir peças de bordadeiras parceiras da Casa de Portinari que revelam a delicadeza do bordado não apenas como técnica, mas como linguagem afetiva, como memória cultural e principalmente como manifestação de identidade. A proposta foi justamente acolher a diversidade de perspectivas, técnicas e intenções, valorizando a singularidade de cada bordado como expressão pessoal e cultural”.

Os trabalhos vieram principalmente de bordadeiras de Brodowski, mas também há contribuições vindas de Batatais e Ribeirão Preto, além disso de grandes centros, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

“Desejamos que saberes, memórias e afetos transmitidos por gestos simples sejam preservados e ressignificados pelas novas gerações. Esta mostra reforça o compromisso do Museu com a memória viva e com a escuta das tradições que moldam nossa cultura, a partir do legado de Candido Portinari”, finaliza Maia.

Datas: 10 de julho a 3 de agosto (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 17h
Local:
Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro – Brodowski/SP)

Férias no Museu: Brincandinho

Durante o mês de julho, o Museu Casa de Portinari promove a programação “Férias no Museu: Brincandinho”, com atividades voltadas ao público infantil. Oficinas, jogos, brincadeiras e espaços de leitura estimulam a criatividade e o contato com a obra e a infância de Candido Portinari.

Organizadas em estações temáticas — verde, amarelo, azul e vermelho — as ações exploram as cores e seus significados por meio de experiências sensoriais, educativas e afetivas, promovendo a convivência e a valorização da memória cultural.

Datas: 1º a 31 de julho (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local:
esplanada do Museu

Férias no Museu: “Reciclarte”

A oficina “Reciclarte” acontece no sábado (5) e propõe uma experiência criativa e sustentável com o uso de materiais recicláveis, como caixas de ovos e papelão. A atividade convida as crianças a transformarem objetos que seriam descartados em produções artísticas, estimulando a imaginação, a consciência ambiental e o desenvolvimento da expressão criativa.

Data: 5 de julho (sábado)
Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local:
esplanada do Museu

Feira de Artesanato

A tradicional feira de artesanato acontece todos os finais de semana de julho, na esplanada do Museu. A iniciativa reúne artesãos de Brodowski (SP), valoriza a produção manual e fortalece a economia criativa local, contribuindo para a geração de renda, o empreendedorismo e a inclusão social.

Data: todos os sábados e domingos de julho
Horário: das 10h às 16h
Local:
esplanada do Museu

Férias no Museu: Oficina de Confecção de Quebra-Cabeça

O jogo de quebra-cabeça contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e motoras, como raciocínio lógico, memória visual, coordenação motora fina, atenção, concentração, persistência e capacidade de resolução de problemas. A atividade estimula o pensamento estratégico e promove o exercício da paciência de forma lúdica e envolvente.

Data: 9 de julho (quarta-feira)
Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h
Local:
esplanada do Museu

Edital convida artistas para Exposição Coletiva na 50ª Semana de Portinari

Está no ar o edital para a Exposição Coletiva de Artes Plásticas que fará parte da programação da 50ª Semana de Portinari, que acontece no próximo mês de agosto. Voltada a artistas de todo o país, a chamada busca valorizar a diversidade de linguagens, estilos e técnicas presentes na arte contemporânea. A iniciativa tem como objetivo fomentar a produção artística e ampliar espaços de difusão cultural. As inscrições serão feitas no Galpão das Artes, a partir do dia 15 de julho e o edital com todas as informações pode ser acessado on-line.