Projeto Família no Museu também é destaque no fim de semana

Fachada do Museu Casa de Portinari/Divulgação
O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove uma série de atividades que dialogam com a COP30 e seus temas de sustentabilidade, celebra a Consciência Negra e dá visibilidade ao esforço pela educação patrimonial no município.
Entre os destaques estão a Visita Educativa Sustentável – Especial COP30, a roda de conversa “Trajetória e Legado de Macalé: Vozes Negras na Cultura Regional”, a oficina “Abayomi, Identidade e Resistência” e o projeto Família no Museu. Confira, abaixo, todos os detalhes da agenda.
Visita Educativa Sustentável – Especial COP 30
Em sintonia com os debates da COP30, o Museu Casa de Portinari promove a “Visita Educativa Sustentável – Especial COP30”, uma atividade voltada à sensibilização do público para práticas ambientais conscientes e para o cuidado com o patrimônio natural e cultural.
Durante o percurso, os visitantes conhecem o Programa de Sustentabilidade do Museu, que reúne ações de preservação ambiental, uso responsável de recursos, compostagem e reaproveitamento de resíduos. A proposta estimula a reflexão sobre o legado de Candido Portinari e sua profunda conexão com a terra, a natureza e a vida no campo.
Data: 15 de novembro (sábado)
Horário: às 10h e às 15h30
Local: Museu Casa de Portinari
Família no Museu
O Núcleo Educativo do Museu Casa de Portinari convida as famílias para visitarem o espaço nos dias 15 e 16 e participarem de atividades como brincadeiras, jogos e leituras. As ações acontecem na área verde do Museu, um ambiente acolhedor que também estará disponível para piqueniques e momentos de convivência em família.
Datas: 15 e 16 de novembro
Horário: das 10h às 16h
Local: Museu Casa de Portinari
Mês da Consciência Negra
Roda de Conversa “Trajetória e Legado de Macalé: Vozes Negras na Cultura Regional”
A roda de conversa propõe um encontro de reflexão e celebração em torno da obra e da história de um dos artistas mais relevantes da região. Parceiro de longa data do Museu Casa de Portinari e com 51 anos de carreira dedicados à arte e à valorização da identidade negra, Macalé construiu um percurso marcado pela resistência, pela expressividade e pelo compromisso com a transformação social por meio da cultura.
O diálogo busca reconhecer sua contribuição para a formação de uma memória coletiva afro-brasileira, ampliando o debate sobre representatividade, pertencimento e o papel das vozes negras na construção da cultura local.
Data: 19 de novembro
Horário: às 19h
Local: Museu Casa de Portinari
Informações: (16) 3664-4284
8ª Virada da Consciência – Oficina “Abayomi, Identidade e Resistência”
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari convida o público para uma experiência simbólica e afetiva em torno da história e da cultura afro-brasileira. A oficina “Abayomi, Identidade e Resistência”, conduzida pelas oficineiras Con Silva e Maria Clara Marques, propõe a confecção das tradicionais bonecas abayomi, produzidas manualmente com tiras de tecido e carregadas de significados de afeto, solidariedade e resistência.
Ao confeccionar as bonecas, os participantes serão convidados a refletir sobre identidade, ancestralidade e o poder dos gestos criativos na preservação da memória e na afirmação da negritude.
Data: 20 de novembro
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Esplanada doMuseu
Exposições
Mostra do projeto “Portinari Vai à Escola”
A mostra do Projeto de Educação Patrimonial “Portinari Vai à Escola”, promovida pelo Museu Casa de Portinari a partir de iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Brodowski, apresenta os resultados das atividades que aproximaram crianças do patrimônio cultural da cidade e da obra de Candido Portinari.
Data: até 30 de novembro, de terça a domingo
Horário: das 10h às 16h
Local: Galpão das Artes (Rua João Brisotti, 128, Brodowski/SP)
Exposição de Miniaturas “Casas e Casos”
O Museu Casa de Portinari, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Batatais, convida o público para visitar a exposição “Casas e Casos”, em cartaz no município vizinho a Brodowski (SP). A mostra celebra o universo das miniaturas, sua riqueza de detalhes e o poder de narrar histórias por meio de pequenas obras de arte.
Datas: até 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira
Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Estação Cultura Editor José Olympio (Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima, s/n, Castelo – Batatais/SP)
Outras atividades no mês de novembro
Feira de Artesanato
Datas: todos os sábados e domingos de novembro
Acervo em Segundos – Penteadeira (atividade virtual)
Data: 14 de novembro, às 10h, nas redes sociais do Museu
PortiCast – Conceitos da documentação: o que é um banco de dados?
Data: 15 de novembro, às 10h, no Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts e YouTube.
Lançamento da Exposição Virtual “Santa Cecília: Laços de Portinari com Brodowski”
Data: 22 de novembro, às 10h, no site do Museu
Palestra Técnica “Conservação e Restauro de Têxteis: Prevenção de danos e conservação de têxteis artesanais”
Data: 26 de novembro, às 15h30, nas redes sociais do Museu
Poesias na Casa de Portinari
Data: 27 de novembro, às 10h, nas redes sociais do Museu
Peça-a-Peça: Aparelho de Jantar
Data: 28 de novembro, às 10h, nas redes sociais do Museu
Curso de Formação para Professores
Data: 24 de novembro, às 18h. Informações: (16) 3664-4284
Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.