Exposição “Das Rosas aos Espinhos” acontece até o fim do mês no Galpão das Artes

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), realiza nos próximos dias uma programação com atividades para famílias, oficinas educativas, ações do projeto “Férias no Museu” e um simulado de brigada de emergência em parceria com forças de segurança e de emergência.
A agenda inclui edições do projeto Família no Museu, que propõe brincadeiras, jogos e leituras ao ar livre, além da oficina infantil “Fantoche Articulado – Asas em Movimento”. O público também pode visitar a exposição “Das Rosas aos Espinhos”, do artista brodowskiano Antonio Ailton Rufato, em cartaz até o fim de janeiro no Galpão das Artes, em diálogo com a obra de Candido Portinari. Confira, abaixo, todos os detalhes.
Família no Museu
O Museu Casa de Portinari promove, nos dias 17 e 18 de janeiro, atividades voltadas ao público familiar, com brincadeiras, jogos e leituras ao ar livre. A programação acontece nos jardins da instituição e busca ampliar a convivência entre famílias no espaço museal.
Durante os dois dias, a área verde localizada nos fundos do Museu também estará aberta para piqueniques, oferecendo ao público a possibilidade de permanecer no local e aproveitar o espaço de forma livre e acolhedora.
Data: 17 e 18 de janeiro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local: Esplanada do Museu
Gratuito
Oficina Fantoche Articulado – Asas em Movimento
A equipe educativa do Museu promove a oficina “Fantoche Articulado – Asas em Movimento”, voltada ao público infantil. A atividade propõe a confecção de fantoches de morcegos e pássaros a partir do recorte de moldes com pequenas articulações, que permitem o movimento das asas.
A ação integra pintura, recorte e colagem, com foco no estímulo à criatividade, à imaginação e à coordenação motora das crianças, por meio de uma experiência lúdica no espaço do Museu.
Data: 21 de janeiro (domingo)
Horário: Às 10h e às 15h
Local: Esplanada do Museu
Simulado de Brigada de Emergência
O Museu Casa de Portinari realiza um Simulado de Brigada de Emergência voltado ao aperfeiçoamento das práticas de segurança e prevenção na instituição. A ação acontece em parceria com a Defesa Civil Municipal, o Destacamento da Polícia Militar em Brodowski (SP), o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Batatais (SP) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O foco da atividade é o treinamento da equipe para situações de risco, como evacuação de áreas, primeiros socorros e combate a princípios de incêndio.
A ação integra as estratégias de gestão e preservação do Museu, com o objetivo de assegurar a proteção do público, dos colaboradores e do patrimônio histórico. O público poderá acompanhar o simulado a partir da praça Candido Portinari.
Data: 21 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 19h
Local: Praça Candido Portinari (em frente ao Museu)
Férias no Museu: BrinCandinho
O Museu Casa de Portinari promove, durante o período de férias escolares, uma programação especial que convida crianças e jovens a vivenciarem experiências de lazer, convivência e criatividade. A proposta cria um ambiente acolhedor, que dialoga com o universo lúdico presente na obra de Candido Portinari e com as memórias da infância compartilhadas entre gerações.
Além das oficinas educativas, a programação inclui jogos e brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura compartilhada, desenho livre com lápis de cor e tinta, além de brincadeiras de roda.
As atividades valorizam o brincar coletivo, estimulam a imaginação e fortalecem vínculos, incentivando a participação de famílias e grupos.
Datas: até 25 de janeiro (terça a domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local: esplanada do Museu Casa de Portinari
Gratuito
Exposição “Das Rosas aos Espinhos” está em cartaz até 31 de janeiro
A exposição “Das Rosas aos Espinhos”, do artista brodowskiano Antonio Ailton Rufato, acontece até 31 de janeiro no Galpão das Artes do Museu Casa de Portinari. Reconhecido pela sensibilidade e pela profundidade de sua pesquisa temática, Rufato construiu uma trajetória marcada por experimentações e pelo domínio de diversas técnicas, explorando caminhos que vão do realismo ao abstrato.
Em suas obras, o artista evidencia a complexidade dos sentimentos humanos e trata de questões sociais e universais — das sutilezas do cotidiano às dores provocadas por guerras e injustiças.
A mostra, em diálogo com a obra de Candido Portinari, convida o público a refletir sobre a dualidade entre beleza e sofrimento, transformando cores e formas em um manifesto pela paz e pela empatia.
Datas: até 31 de janeiro
Horário: das 9h às 16h (terça a domingo)
Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro – Brodowski/SP)
Outras atividades no mês de janeiro
Feira de Artesanato
Datas: aos sábados e domingos de janeiro, das 10h às 16h
Família no Museu Virtual
Data: 18 de janeiro, às 10h, nas redes sociais do Museu
Oficina Temática Peteca de Jornal e TNT
Data: 28 de janeiro, às 10h e às 15h
Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.