Ir para o conteúdo

Museu Casa de Portinari – Brodowski

Sobre o Museu

Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica com o passar dos anos.

O complexo é constituído de uma casa principal e anexos que foram construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do Museu que foi inaugurado em 14 de março de 1970.

O acervo artístico do Museu Casa de Portinari constitui-se, principalmente, de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, ou seja, as pinturas, nas técnicas de afresco e têmpera, têm como suporte as paredes da casa. A temática é predominantemente sacra, exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.

O Museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.

No conjunto, destacam-se o ateliê com os objetos de trabalho do artista e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó que, por estar doente, já não podia ir à igreja para assistir à missa e orar.

A gestão do Museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, em parceria com o Governo do Estado.

O patrono

Filho de uma família humilde de imigrantes italianos, um dos principais artistas brasileiros de todos os tempos, reconhecido internacionalmente, Candido Portinari nasceu em 1903, numa fazenda de café de Brodowski onde seu pai trabalhava na colheita. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para aprofundar seu aprendizado em pintura. Recebeu diversas premiações nacionais e internacionais, e expôs sua arte nas principais galerias da época.

Ao longo de sua carreira, Portinari realizou pelo menos 5 mil obras artísticas entre afrescos, pinturas em óleo e desenhos. Algumas das mais famosas são os quadros “Café”, exposto no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), “O Lavrador de Café” e “Os Retirantes”, ambas no Museu de Arte de São Paulo (Masp), e os painéis “Guerra” e “Paz”, doados para a ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque (EUA).

Candido Portinari morreu em 1962, intoxicado pelas próprias tintas.

Serviço

Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, 298 – Centro – Brodowski/SP – CEP: 14340-000
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Informações: +55 (16) 3664-4284
museu@casadeportinari.com.br
www.museucasadeportinari.org.br

Facebook Museu Casa de Portinari
Instagram Museu Casa de Portinari
Spotify Museu Casa de Portinari
Trip Advisor Museu Casa de Portinari
Twitter Museu Casa de Portinari
Youtube Museu Casa de Portinari
TikTok Museu Casa de Portinari

Tour Virtual

Faça um tour virtual e conheça o Museu Casa de Portinari.