Ir para o conteúdo

18ª Semana de Museus é atração nas redes sociais do Museu Casa de Portinari

Publicado dia 18/05/2020 por Acam Portinari

Entre 18 e 24 de maio, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove atividades especiais durante a 18ª Semana de Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), neste ano a campanha une as instituições museológicas para ações virtuais com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.
Em Brodowski, o início da agenda celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com destaque para a parceria entre o Museu Casa de Portinari, a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária) – e a direção da unidade que levam cultura e arte para dentro do presídio. De casa, os internautas podem conferir o projeto “Arte que liberta”.
Na terça-feira (19) tem live, às 12h, com a educadora Fernanda Bergamos. Ela fará uma visita mediada pelo equipamento cultural e os convidados especiais são jovens e crianças do Projeto Amanhecer de Brodowski que assistirão de casa o passeio, bem como os demais interessados.
Em 20 e 21 de maio, tem mais vídeo para homenagear dois importantes parceiros: dos clubes de serviços de Brodowski que são grandes parceiros do Museu para o desenvolvimento de ações que integram a comunidade à cultura; e ao Projeto Sentidos que valoriza o potencial do público deficiente, além de trabalhar com diferentes atividades culturais para ele.
Já para descobrir mais sobre o projeto Travessias é só ficar ligado nas redes sociais do equipamento na sexta-feira (22). Nesse trabalho, o objetivo principal é estimular e fortalecer os vínculos comunitários, familiares e, também, as referências culturais de crianças e jovens em vulnerabilidade social. Para que tenham orgulho das suas raízes, algumas das atividades são realizadas com músicas tradicionais, oficinas, brincadeiras antigas e contação de história.
No sábado (23), o público poderá conhecer o que os artesãos e pintores estão fazendo durante o período de isolamento social. Quem vai contar sua rotina e suas produções é a artista Andreia Mariano. Ainda, será exibida uma apresentação sobre o “Oficinas Andantes”, que leva arte, cultura e lazer aos bairros de Brodowski. A ação extramuros do Museu dá a oportunidade para que a comunidade participe de oficinas de pintura, dobradura e artesanato, de brincadeiras populares e músicas. Contemplando a missão da instituição, que busca a ampliação e consolidação de seu papel por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social, a atividade visa aproximar as pessoas do legado de Candido Portinari.
“Os equipamentos culturais estão se reinventando para se tornarem plataformas nas quais os visitantes possam co-criar, compartilhar e interagir. As atividades on-line são um bom exemplo dessa mudança e estamos com uma programação intensa para todos aproveitarem esse período com muita cultura e conhecimento”, diz Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.
Para participar da programação, basta acompanhar as redes sociais do Museu Casa de Portinari: @museucasadeportinari. Ou conferir a agenda pelo site www.museucasadeportinari.com.br.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais