Ir para o conteúdo

Crianças retratam a Consciência Negra inspiradas por Portinari

Publicado dia 16/11/2011 por Acam Portinari

Mostra no Museu Casa de Portinari reúne desenhos produzidos por alunos das escolas municipais de Brodowski; a entrada é gratuita

Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza a partir de 19 de novembro uma exposição de desenhos produzidos por alunos das escolas municipais de Brodowski sobre o tema.

No Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, proclamado pela ONU, a mostra tem o propósito de incentivar a reflexão sobre a importância da cultura e do povo negro para a construção do país e da sociedade brasileira.

Segundo a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici, Candido Portinari sempre foi preocupado com as causas sociais do seu tempo. “O negro é uma figura que aparece muito em sua obra, assim como sua força do trabalho, a luta do dia a dia, a esperança de um futuro melhor. Embora carregando fardos e sacas de café, ele é pintado com altivez, sempre demonstrando o orgulho e a nobreza da raça”, afirma Patrici.

Para a gerente, trabalhar o tema Consciência Negra com as crianças é fazer uma abordagem duplamente significativa sobre o assunto. “A partir da produção temática do pintor, é possível estimular uma apreciação estética e ao mesmo tempo propiciar reflexões sobre a contribuição do negro para a cultura nacional.”

A seleção dos trabalhos participantes ocorre no dia 17 de novembro e o anúncio dos vencedores, no dia 18. Gratuita, a exposição pode ser vista até 30 de novembro, das 9h às 17h. O museu fica localizado na praça Candido Portinari, 298, Centro.

Serviço

Exposição Consciência Negra

Período: de 19 a 30/11/2011
Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, n° 298, Centro – Brodowski/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais