Ir para o conteúdo

Museu Casa de Portinari recebe grupo de caminhantes PEREGRINOSRP

Publicado dia 11/02/2011 por Acam Portinari

Cerca de 40 pessoas percorrerão 15 km, de Jardinópolis até Brodowski, para visitar a instituição cultural
Neste sábado (12/2), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, será o destino do peregrinosrp, grupo de caminhantes de Ribeirão Preto. Os cerca de 40 participantes devem levar 5h para percorrer os 15 km que separam Jardinópolis, cidade escolhida como ponto de partida, de Brodowski, terra natal do pintor Candido Portinari.

De acordo com o mentor da atividade, o peregrino Octávio Verri Filho, o museu foi escolhido pela preocupação do grupo em preservar e difundir lugares importantes da região. “O peregrinosrp, além de se exercitar, contemplar a natureza, preservar o meio ambiente e passar um sábado maravilhoso com muito companheirismo, tem a preocupação de divulgar junto aos seus membros o conhecimento da história e da arte regional. Nesse contexto se insere o Museu Casa de Portinari, um espaço cultural não só conhecido internacionalmente, mas um ícone artístico e cultural de nossa região, que, portanto, deve ser prestigiado”, afirmou.

O grupo, formado em 2007, realiza suas caminhadas em lugares que apresentam alguma particularidade, como belas paisagens, áreas de reflorestamento, pomares, cachoeiras, pontos históricos e culturais. Apesar de ter sido inspirado no religioso “Caminho da Fé”, em que romeiros vão de Águas da Prata até Aparecida (ambas em São Paulo), o peregrinosrp não tem vínculo com nenhuma religião.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais