Ir para o conteúdo

Secretaria de Estado da Cultura realiza curso de capacitação para profissionais de museus em São José dos Campos

Publicado dia 25/08/2011 por Acam Portinari

Desenvolvido pelo Sistema Estadual de Museus, treinamento começa no dia 29/8 com o objetivo de qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e em parceria com a ACAM Portinari, promove um curso de capacitação para profissionais de museus em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. As primeiras aulas serão realizadas de 29 a 31 de agosto na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. A ação tem apoio da Prefeitura Municipal.

Com o objetivo de qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas, o curso é estruturado em cinco módulos, que serão executados nos meses de agosto, setembro e outubro de 2011, uma semana por mês. “Com a ação de capacitação profissional da Secretaria, pretendemos dar aos museus paulistas uma maior autonomia de trabalho, promovendo o fortalecimento e valorização institucional”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Os módulos são compostos pelos seguintes temas: Formatação de Projetos, Economia da Cultura e Leis de Incentivo; Curadoria; Expografia; Produção e Montagem de Exposições. Esse primeiro aborda o panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e a elaboração de projetos para museus, com a professora de gestão cultural Roseli Biage e Leonardo Cássio, especialista em projetos culturais e mídias sociais.

Lançada no primeiro semestre, a edição inaugural da capacitação ocorreu nas cidades de Brodowski e Sorocaba. Agora, as aulas serão ministradas em São José dos Campos e também em Marília, na região centro-oeste do Estado. Ao final do curso, haverá uma avaliação prática e teórica para testar o que foi assimilado pelos participantes e, na sequência, serão entregues certificados.

São disponibilizadas 40 vagas para cada cidade e as inscrições se encerram nesta sexta-feira (26/8). Os interessados em participar podem escolher o local de sua preferência, levando em consideração a distância entre a cidade-sede do curso e aquela em que reside, porém a decisão final será feita pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus. As inscrições devem ser feitas por meio de uma carta de comprometimento, enviada para o e-mail sisem@sp.gov.br

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

Serviço:
Curso de Capacitação para Museus 2011

Módulo 1 – de 29 a 31/8/2011
Local: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (rua Quinze de Novembro, 99, Centro – São José dos Campos/SP)

Mais Informações: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo / SISEM-SP

sisem@sp.gov.br

Tel: (11) 2627-8111

Informações à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

Tel. (16) 3237-7367/68

Dayane Malta – (16) 9233-3014

dayanemalta@nucleodanoticia.com.br

Ana Lígia Vasconcellos – (16) 9233-0624

anavasconcellos@nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 8142-4299

andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

www.nucleodanoticia.com.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais