Ir para o conteúdo

Secretaria de Estado da Cultura realiza oficina de capacitação para profissionais de museus em Iguape

Publicado dia 11/01/2011 por Acam Portinari

De 13 a 15 de janeiro, Iguape recebe uma oficina de capacitação gratuita para discutir ação educacional em museus. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Oficina Cultural Gerson de Abreu, a atividade encerra no município um ciclo de palestras que busca ampliar as ações nas instituições culturais do interior de São Paulo, capacitando e preparando os profissionais para atuarem na área museológica.

Ministrado pela especialista em museologia Anny Christina Lima, o curso tem como objetivo proporcionar um fórum qualificado para a reflexão e transformação das práticas educativas em museus, por meio da discussão de conteúdos de museologia, comunicação e educação. O projeto, em sua terceira edição, pretende ainda estimular o senso crítico e analítico dos educadores participantes.
Com início em novembro de 2010, o ciclo de palestras realiza a cada mês uma aula intensiva – Elaboração de Projetos e Memória Oral foram os temas anteriores. Com o objetivo de orientar sobre a salvaguarda e conservação do patrimônio cultural, além de auxiliar os gestores a criarem projetos que renovem as ações da instituição e busquem apoio financeiro, a atividade serve também para potencializar a função dos técnicos e gestores de museus, valorizando e preservando o patrimônio histórico-cultural do Estado, particularmente do Vale do Ribeira.

A oficina acontece na Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu (rua XV de Novembro, nº 522 – Centro). O curso tem 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro, pelo telefone (13) 3841-4004. A adesão é gratuita.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 502 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.
Oficina Cultural Gerson de Abreu
Situada em um casarão colonial do final do século 19, a oficina cultural de Iguape homenageia o ator e apresentador Gerson de Abreu, nascido na cidade e falecido em 2002. A oficina oferece para moradores da região do Vale do Ribeira cursos de artes plásticas, fotografia, dança, música, literatura, teatro, entre outras áreas, além de aproveitar a rica vegetação da Mata Atlântica para oficinas de artesanato com produtos da região. O objetivo das atividades é proporcionar aos participantes novos conhecimentos e experiência por meio do contato com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias. Para saber mais acesse: www.oficinasculturais.org.br.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais