Ir para o conteúdo

Sistema Estadual de Museus realiza segunda etapa de capacitação em Sorocaba

Publicado dia 14/04/2011 por Acam Portinari

Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura visa à qualificação de profissionais para o trabalho em instituições museológicas de SP; aulas acontecem de 25 a 29/4

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e apoio do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, dá continuidade ao Curso de Capacitação para Museus 2011, de 25 a 29 de abril na cidade. Nessa segunda etapa, os módulos desenvolvidos são Projetos de Pesquisa e Curadoria, com a pesquisadora e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo Valéria Piccoli, e Expografia, com a museóloga, educadora e professora doutora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Marília Xavier Cury.

As aulas, focadas nos profissionais de museus do Estado, fornecem um panorama da atuação e metodologia de trabalho do curador a partir de exemplos práticos de exposições, além de capacitar os participantes a desenvolverem projetos expográficos atraentes e coerentes com a temática curatorial, conforme as normas de segurança para acervo e público.

De acordo com Cristina Delanhesi, presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) e participante do curso, as aulas são uma oportunidade não só de aprendizado, mas também de troca de experiências com profissionais de outros museus e com os próprios professores. “Muitos museus do interior sofrem com a falta de museólogos, planos museológicos, reservas técnicas adequadas, entre outros. Essa é a oportunidade perfeita para aprimorar o trabalho realizado nas instituições e aproveitar os profissionais especializados para esclarecer dúvidas específicas.”

“É da maior importância que a Secretaria de Estado da Cultura e o SISEM realizem esse tipo de curso, pois no interior há uma grande carência desses conteúdos. A possibilidade de os profissionais de museus terem contato com esses especialistas é remota de outra forma – principalmente pelo valor das consultorias –, sem falar do material didático rico em explicações e que dá oportunidade ao aluno de se preparar antes da aula, para absorver melhor o conteúdo”, reforça Delanhesi.

Lançado de forma experimental em Sorocaba e Brodowski no mês passado, o novo modelo de capacitação busca instrumentalizar e aprimorar os profissionais, oferecendo maior autonomia de trabalho e novos meios de programar suas estratégias de ação. Com carga horária estendida e conteúdo aprofundado, o curso trabalha o conceito de que a prioridade dos museus contemporâneos é o desenvolvimento humano, atuando não somente na formação do público, mas também na qualificação do corpo profissional das instituições. Nas duas cidades, as aulas terminam em maio de 2010.

Curso de Capacitação para Museus 2011

Data: de 25 a 29/4/2011
Local: Chalé Francês (av. Dr. Afonso Vergueiro, s/nº, Jd. Maylasky, em frente à estação Ferroviária – Sorocaba – SP)
Horário: das 8h às 17h30
Informações: (15) 3233-1692
Entrada: gratuita

Mais Informações:
SISEM-SP
sisem@sp.gov.br
Tel. (11) 26267-8111

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais