Ir para o conteúdo

41ª Semana do Índio recebe mais de 2 mil pessoas em Tupã

Publicado dia 13/05/2013 por Acam Portinari

Realizada pelo Museu Índia Vanuíre, de 23 a 28 de abril, a 41ª edição do evento ofereceu ao público atividades gratuitas que promoveram o resgate da cultura e dos costumes indígenas

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em Tupã (SP), promoveu, de 23 e 28 de abril, a 41ª Semana do Índio de Tupã. A instituição ofereceu atividades gratuitas para resgatar a cultura e os costumes indígenas. Neste ano, 2.690 pessoas prestigiaram o evento que foi realizado em comemoração ao Dia Nacional do Índio (19/4).

Durante a Semana, as crianças conheceram técnicas de artesanato para confeccionar adornos, instrumentos cotidianos e musicais com índios Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre. Na programação, foram disponibilizadas ao público oficinas, apresentações de dança, debate e as exposições “Harald Schultz: Fotógrafo Etnógrafo” e a “Exposição Temporária Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre – Oficinas de Alimentação e Armadilhas”.

“Satisfação, orgulho, prazer, trabalho, entretenimento, união, profissionalismo e sensação da certeza do dever cumprido. Foram os sentimentos da equipe do Museu ao término da 41ª Semana do Índio de Tupã. Sucesso absoluto em todas as atividades”, explica a gerente da instituição, Tamimi Borsatto.

Nos três últimos dias o público participou da Feira de Artesanato e Culinária Indígena.  A Feira possibilitou ao visitante um contato direto com os indígenas por meio da apreciação de pratos típicos e artesanatos preparados por eles especialmente para a Semana do Índio.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais