Ir para o conteúdo

5º Encontro Paulista de Museus tem parceria com o British Council

Publicado dia 17/06/2013 por Acam Portinari

Em 2013, a novidade do Encontro Paulista de Museus é a parceria com o British Council, através do Programa Transform de Museus. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), acontece, de 19 a 21 de junho, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O acordo entre as entidadespossibilitou a participação de duas importantes figuras do setor museal britânico: Janet Vitmayer, Diretora Executiva do Horniman Museum, que se apresentará no primeiro dia do evento (19/6), às 10h45, e abordará o fortalecimento das relações sociais e o engajamento das instituições com a comunidade que está inserida; e Joanne Orr, Diretora do Museums Galleries Scotland, que participa de uma das reuniões temáticas, no dia 20 de junho, que discutirá os indicadores de resultados.

O Programa Transform de Museus do British Council busca um intercâmbio de experiências para a formação de novas competências na área museológica no Brasil e Reino Unido, por meio de ações nas esferas de políticas públicas, intercâmbio entre museus e entre universidades.

“Com os museus brasileiros em pleno desenvolvimento, especialmente em São Paulo, que conta com alguns dos equipamentos mais importantes do país, o intercâmbio de experiências será muito benéfico para os museus brasileiros e britânicos. A troca de informações sobre metodologias, mecanismos de financiamento e capacitação aponta para novas possibilidades na construção de políticas públicas e modelos de gestão para museus nos dois países”, explica Lucimara Letelier, Diretora Assistente de Artes, British Council Brasil.

A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet. Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook eTwitter.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, que conecta produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados em longo prazo. O programa teve início em 2012 e em seu primeiro ano o projeto atingiu oito estados, com 25 instituições britânicas e 40 instituições brasileiras. Mais informações no site www.britishcouncil.org.br/transform<http://www.britishcouncil.org.br/transform>

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br<http://www.britishcouncil.org.br>.

Serviço:

5º Encontro Paulista de Museus

  • Período: de 19 a 21/6/2013
  • Local: Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda)
  • Informações: (11) 2627-8111
  • Inscrições: www.encontropaulistademuseus.org.br
  • Adesão: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais