Ir para o conteúdo

6º Encontro Paulista de Museus reúne representantes da museologia em São Paulo

Publicado dia 18/06/2014 por Acam Portinari

Com o tema ‘Ressignificação dos Museus’, o evento aconteceu na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo

Na primeira semana de junho (de 2 a 4), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realizou o 6º Encontro Paulista de Museus (EPM). Principal evento estadual da área museológica, o Encontro contou com palestras de grandes nomes da museologia internacional como David Fleming, diretor do National Museums Liverpool, e Georgina Young, do Museum of London, por meio da parceria com o British Council, pelo Programa Transform de Museus.

Para o participante Rodrigo Luiz dos Santos, historiador e graduando em museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), as conferências internacionais foram enriquecedoras e motivadoras. “O novo local – Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas –, acolheu e proporcionou a maior descontração e interação entre todos os presentes. O público estava interessado e envolvido, observei as pessoas e notei as expressões de interesse, de aceitação e de concordância com os temas apresentados”, explica.

As apresentações foram direcionadas pela temática “Ressignificação dos Museus”. Neste ano, além das conferências, painéis digitais e lançamentos de publicações, no cronograma ainda teve o processo eletivo dos membros do Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM-SP) e das representações regionais.

A aprovação do Documento-base para a Política Estadual de Museus também teve destaque na programação. O material é resultado de diversas colaborações iniciadas na edição anterior do Encontro Paulista de Museus (EPM). Para dar continuidade a essa ação, o SISEM-SP criou no site o fórum “Contribuições para o Documento-base da Política Estadual de Museus”, que receberá sugestões até o dia 20 de junho (sexta-feira). Após o prazo, o material será encaminhado para discussões nas Conferências Regionais de Cultura, previstas para acontecer no segundo semestre de 2014.

Como nas edições anteriores, o Encontro Paulista de Museus foi transmitido ao vivo pelo Fórum Permanente de Museus. O público que não pôde comparecer fisicamente ao evento tem a oportunidade de ver ou rever os debates, painéis e conferências, pelo site www.forumpremanente.org.

Também online, a instância disponibilizou a emissão dos certificados do EPM. O profissional que efetivamente participou do evento deverá entrar na página www.certificadoonline.com.br e acessar com seu CPF ou e-mail. No momento, será gerado um PDF, para que cada participante imprima e/ou salve seu comprovante.

Outras informações podem ser obtidas no www.encontropaulistademuseus.org.br www.sisemsp.org.br ou telefone (11) 3339-8208.

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais