Ir para o conteúdo

6º EPM elegerá representantes para a região de Itapeva

Publicado dia 19/05/2014 por Acam Portinari

Nova área de articulação do SISEM-SP no interior reúne 32 municípios; já estão abertas as candidaturas para concorrer as vagas locais

Buscando promover a qualificação e o fortalecimento institucional a favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, passa a contar com mais uma Região Administrativa. Com 32 municípios, a nova RA Itapeva vai contribuir para aumentar a articulação nos museus na região sul do Estado. As eleições para os representantes locais serão feitas durante o 6º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 2 a 4 de junho, em São Paulo.

Com a criação da R.A. de Itapeva formalizada neste início de ano pelo governador Geraldo Alckmin, a nova regional passará a ter representação no Grupo de Trabalho de Representantes Regionais instituído pelo SISEM-SP, cujas atribuições são a de atuar em conjunto com o Grupo Técnico do SISEM na definição das prioridades e no planejamento das ações da Secretaria de Estado da Cultura para a área museológica nas suas respectivas regiões.

“Poucos são os municípios da R.A. de Itapeva que contam com museus em funcionamento e a representação no SISEM será de grande utilidade para estruturar esse setor no sul paulista”, afirma o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

Serão eleitos dois Representantes Regionais, um titular e um adjunto, e dois suplentes. As inscrições de candidaturas vão até 20/05 e devem ser feitas com envio de e-mail para sisem@sp.gov.br. Os interessados devem seguir o Regimento Eleitoral que está disponível na íntegra no endereço eletrônico do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br) e do Encontro Paulista de Museus (www.encontropaulistademuseus.org.br), local onde também poderão ser efetuadas as inscrições para o evento.


Encontro Paulista de Museus

Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o 6º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 2 a 4 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional. Em 2014, o EPM será realizado na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo, e contará com a participação de David Fleming, diretor do National Museums Liverpool, Georgina Young, do Museum of London e Kátia Felipini, do Memorial da Resistência.   As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo endereço www.encontropaulistademuseus.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Serviço:
6º Encontro Paulista de Museus
Período: de 2 a 4/6/2013
Local: Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (Rua Voluntários da Pátria, nº 547, bairro Santana/SP)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais