Ir para o conteúdo

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 2ª RODA DE CONVERSA COM MUSEUS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS

Publicado dia 04/10/2021 por Acam Portinari

Com o tema “O potencial de transformação da pesquisa museológica nos Museus Históricos e Pedagógicos”, a 2ª Roda de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos está com inscrições abertas. O evento será realizado via Google Meet nos dias 4 e 5 de novembro, às 10h30, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari.

As inscrições podem ser feitas no link https://cem.sisemsp.org.br, até o dia 02 de novembro. Para isso, é preciso estar logado no site, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário no vídeo abaixo. Os inscritos receberão o link de acesso via e-mail, no dia anterior ao início do evento.

A atividade terá a participação do professor Paulo César Garcez Marins (Universidade de São Paulo), Paula Paiva Ferreira (Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM/SCEC), Davidson Kaseker (Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo – GTC/SISEM-SP), Angelica Fabbri (Diretora-executiva da Organização Social de Cultura ACAM Portinari) e Cláudia Ribeiro (Diretora do Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes).

Também participarão da Roda de Conversa os membros da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, composto por Barbara Paulote, Michael Argento, Otávio Bálaguer, Ana Carolina Xavier e Carolina Rocha.

O encontro virtual é voltado às equipes de trabalho dos Museus Históricos e Pedagógicos, municipalizados ou em processo de municipalização, com o objetivo de dar continuidade à iniciativa de rearticulação dessas instituições, retomada com a 1ª Roda de Conversa, realizada no primeiro semestre deste ano. 

Por meio dessa iniciativa, o SISEM-SP pretende fortalecer a Rede de Museus Históricos e Pedagógicos, promovendo debates sobre assuntos relevantes à qualificação de suas ações de forma clara e dinâmica, além de incentivar a reflexão sobre a relevância da pesquisa em museus e sua primazia para o bom funcionamento da cadeia operatória museológica. 

O público-alvo são os responsáveis diretos pela gestão de instituições nascidas na Rede de MHPs, integrantes das equipes de trabalho dessas instituições e pesquisadores de instituições correlatas aos Museus Históricos e Pedagógicos.

Em virtude da alta procura advinda de profissionais externos à Rede para participação na 1ª Roda de Conversa, as inscrições também estão abertas a todas as pessoas interessadas em participar do evento. 

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais