Ir para o conteúdo

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ZELADORIA DO PATRIMÔNIO NO MUSEU MUNICIPAL DE SOCORRO

Publicado dia 25/10/2019 por Acam Portinari

Interessados em participar devem se inscrever no site do SISEM-SP até o dia 04 de novembro

No dia 6 de novembro, será realizado no Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, o workshop Zeladoria do Patrimônio. Os interessados podem se inscrever até 04 de novembro, no site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), no link https://cem.sisemsp.org.br.

Realizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo por intermédio do SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o evento é gratuito e acontecerá das 9h às 17h sob a orientação de Antônio Luís Ramos Sarasá Martin, conservador restaurador e idealizador do projeto Zeladoria no Museu de Arte Sacra.

Zeladoria do Patrimônio

O projeto de Zeladoria no Museu de Arte Sacra teve início em 2005, em parceria com o Estúdio Sarasá, em síntese, constitui na execução de ações educativas em consonância à qualificação de bens culturais, respeitando a disposição dos aparelhamentos e, principalmente, das características históricas inerentes, lançando mão de posturas de conservação e manutenção, perseguindo a máxima sustentabilidade da sua arquitetura e memória.

A Zeladoria do Patrimônio consiste na capacidade de entendimento da essência, transformações e estágio de um bem e de uma história. É trabalho investigativo, interpretativo, profundo e construtivo, pois, a partir desta compreensão, surgem ações no sentido da sua conservação e mantença.

Galga-se pela prevenção e salvaguarda das estruturas, evitando, assim, que as ações do tempo comprometam, naturalmente ou não, a qualidade do bem. É multi e interdisciplinar, pois também ensina a observar, constatar e educar ao processo de manutenção, pela tecnicidade e através da intimidade com o legado

Antônio Luís Ramos Sarasá Martin promove exposições públicas, propostas culturais e iniciativas à gestão da cultura, desde então, com essa postura de preservação e zelo. Capitaneia o Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico-Cultural, atuante nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa. Cultua a tradição familiar das artes e ofícios vinda da Catalunha, referência na produção artística nos ofícios de azulejaria e vitrais, laborando à mantença das técnicas e saberes tradicionais. Membro da Associação Brasileira de Conservadores Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador.

SERVIÇO:

Workshop Zeladoria do Patrimônio

Data: 06 de novembro

Horário: 9h às 17h

Inscrições: até 04 de novembro, no link https://cem.sisemsp.org.br

Vagas: 40

Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”

Rua Antônio Leopoldino, 185 – Centro, Socorro/SP

Gratuito

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais