Ir para o conteúdo

ACAM PORTINARI ABRE EDITAL PARA PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DO SISEM-SP

Publicado dia 06/11/2018 por Acam Portinari

Inscrições estão abertas até 3 de dezembro e contemplarão seis macrorregiões do Estado

 

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, abre edital para o credenciamento de propostas de exposições itinerantes em território paulista para 2019. As inscrições devem ser feitas AQUI até o dia 3 de dezembro.

As propostas selecionadas irão compor a programação de itinerâncias do SISEM-SP e têm por objetivo diversificar, qualificar e ampliar o repertório cultural das instituições museológicas que abrigarão as exposições.

As itinerâncias podem contemplar uma das seguintes macrorregiões do Estado:

. Macrorregião 1: RA Bauru; RA Presidente Prudente, RA Marília;
. Macrorregião 2: RA Araçatuba, RA Barretos, RA São José do Rio Preto;
. Macrorregião 3: RA Franca, RA Ribeirão Preto;
. Macrorregião 4: RA Campinas, RA Central;
. Macrorregião 5: RA São José dos Campos;
. Macrorregião 6: RA Registro, RA Sorocaba.

O edital estipula que cada uma das mostras deve, obrigatoriamente, percorrer pelo menos dois municípios. Será selecionada, ao menos, uma exposição itinerante para cada macrorregião.

As temáticas podem variar entre acessibilidade; artes; ciências e tecnologia; cultura LGBT; culturas indígenas; cultura quilombola; culturas tradicionais; direitos humanos; história local ou regional.

Os projetos podem ser orçados entre R$ 15 mil e R$ 40 mil por projeto de itinerância – valor que já deve prever custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (se necessário).

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Habilitação, que verificará se o proponente cumpre as obrigações do edital; e também pela Comissão de Avaliação, composta pelo Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, ACAM Portinari e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

“Ofecerer apoio técnico e de conteúdo aos museus em todo território estadual, em especial os de pequeno e médio porte, é uma das atribuições do SISEM-SP. Com as exposições itinerantes, cumprimos esse objetivo que, ao lado de outras medidas, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), qualificam os museus paulistas”, argumenta o diretor do GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Confira o edital completo AQUI

Fonte: ACAM Portinari e SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais