Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Assis recebe exposição de Tomie Ohtake

Publicado dia 30/07/2012 por Acam Portinari

Em cartaz a partir da segunda-feira (6/8) ‘Tomie Gráfica’ apresenta 50 obras da artista; a entrada é gratuita

A artista plástica Tomie Ohtake leva sua exposição itinerante “Tomie Gráfica” ao Mapa – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” a partir da próxima segunda-feira (6/8), das 8h às 11h e das 13h às 18h. A mostra é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus) da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a prefeitura.

A mostra reúne 50 trabalhos selecionados pelo curador Agnaldo Farias. Entre as peças, há gravuras em metal, serigrafia e litografia que trazem um recorte dos 40 anos de trabalho de Tomie com essa forma de expressão artística. O acervo reúne trabalhos de diferentes fases da artista, que revelam surpreendente variação de formatos.

Itinerante, a exposição já passou por capitais, como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e por cidades do interior (Campinas, Ribeirão Preto e Registro) e litoral (Praia Grande) de São Paulo.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta. O Mapa – Museu de Arte Primitiva de Assis está instalado na rua Antônio Zuardi, nº 895 – Vila Operária – Assis/SP. O telefone para informações é (18) 3324-5874.

A artista

Nascida em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Após a descoberta tardia da arte, aos 40 anos, ela construiu uma trajetória como poucos conseguiram. Ao naturalizar-se brasileira, nos anos 60, sua carreira já havia atingido maturidade e, com o passar do tempo, a artista passou da imaterialidade aparente ao estudo da relação forma-cor. As obras de Tomie Ohtake já foram expostas nos principais museus brasileiros e também no exterior, em países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO

Exposição “Tomie Gráfica”

Abertura para imprensa e convidados: 3/8, às 20h

Período: de 6/8 a 12/9/2012

Local: Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi (rua Antônio Zuardi, nº 895 – Vila Operária – Assis/SP)

Horário: de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 18h

Informações: (18) 3324-5874

Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais