Ir para o conteúdo

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONSOLIDA DIRETRIZES DA POLÍTICA SP DE MUSEUS E SUSTENTABILIDADE

Publicado dia 16/11/2021 por Acam Portinari

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM/SEC) e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), realizou no último dia 10, uma Audiência Pública virtual sobre a Política SP de Museus e Sustentabilidade.

Transmitida pelo canal do SISEM-SP no Youtube, a audiência teve como intuito a discussão e consolidação das diretrizes de gestão de museus paulistas para a sustentabilidade. Depois de 30 dias de consulta pública realizada on line, as principais sugestões apresentadas ao documento-base foram incorporadas ao documento que, posteriormente, será submetido à aprovação final do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) e referendado pelo titular da Pasta, por meio de Resolução da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Compuseram a mesa da audiência pública Ricardo Caram (representando o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM), Vera Mangas (vice-presidente do Comitê Brasileiro do ICOM – ICOM Brasil), Hugo Piñeda (representando o Ibermuseus), Rita de Cássia Mattos (presidente do Conselho Federal de Museologia – COFEM), Paula Paiva Ferreira (Coordenadora da UPPM/SEC) e Maria Fernanda Curado Coelho (representante do Conselho Regional de Museologia 4ª Região – COREM 4R) e Davidson Kaseker (diretor do SISEM-SP), que presidiu os trabalhos.

A sala virtual da audiência registrou a presença de 30 participantes, representando instituições como Organizações Sociais de Cultura ACAM Portinari, Associação Pinacoteca de Arte e Cultura – APAC; Catavento Cultural, ID Brasil e Poiesis; Representação Regional do SISEM-SP de Ribeirão Preto e da Capital, Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense; Força Aérea Brasileira; Centro de Documentação, Memória e Educação Madre Francisca Peeters – Colégio Santo André (Jaboticabal); Centro de Memória do Instituto Butantan; Fundação Florestal Museu do Eucalipto; Museus de Itapira; Museu de Arte Sacra de São Paulo; Pinacoteca de São Paulo, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre; Museu de História Natural de Cravinhos; Museu Catavento e Museu Casa de Portinari, entre outros.

A live da audiência no Youtube foi acompanhada por 27 pessoas e até a manhã do dia 16 de novembro, o vídeo contava com 317 visualizações.

Após a abertura dos trabalhos e a composição da mesa, foram apresentados os objetivos e as normas que regeram a sessão, bem como os motivos de sua realização, que era a ratificação da Política SP de Museus e Sustentabilidade. Em seguida, os integrantes da sala da audiência tiveram a oportunidade de se manifestar e debater sobre o tema e suas diretrizes para, na sequência, serem feitas as considerações finais e o encerramento da sessão.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais