Ir para o conteúdo

BANCO DE EXPOSIÇÕES DO SISEM-SP OPORTUNIZA A DIFUSÃO DE ACERVOS

Publicado dia 20/04/2018 por Acam Portinari

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, disponibiliza em seu site um Banco de Exposições, cujo objetivo é difundir acervos e ampliar o repertório cultural da população. Atualmente, estão disponíveis seis exposições, oferecidas por quatro museus.

O Banco de Exposições do SISEM-SP permite que instituições de qualquer região do Estado tenham acesso a mostras elaboradas por diferentes museus, solicitando-lhes sua itinerância por meio da formalização de parcerias. Qualquer instituição museológica ou mesmo pessoas físicas podem disponibilizar exposições para itinerância. A intermediação é feita por meio do site: sisemsp.org.br.

Para cadastrar uma exposição, é necessário preencher o formulário de inscrição de proponência disponível no portal – informando os dados de contato e descrevendo, brevemente, a temática, o tipo de acervo a ser exposto e as necessidades técnicas para a montagem, incluindo custos, se houver. A descrição do conteúdo da exposição é de total responsabilidade dos proponentes, sendo o site do SISEM-SP apenas um veículo de divulgação das mostras.

Os museus que ainda não possuem procedimentos institucionalizados para empréstimos de obras ou exposições podem também realizar o download de um modelo de termo de empréstimo – a ser preenchido diretamente entre as partes envolvidas, uma vez que o SISEM-SP atua apenas como articulador das parcerias, e não como responsável institucional.

O SISEM-SP tem participado ativamente da programação de curta duração de instituições museológicas em todas as regiões do Estado de São Paulo. “A realização de itinerâncias de exposições é uma importante ação do SISEM-SP. O Banco de Exposições é mais uma iniciativa que fortalece a articulação entre as instituições museológicas paulistas por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e materiais relacionados à Museologia”, afirma o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail sisem@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3339-8111.

Exposições disponíveis em abril de 2018

Museu da Casa Brasileira
• “Casas do brasil – Habitação Ribeirinha na Amazônia”
• “Design da Aviação Brasileira”

Museu do Futebol
• “Museu do Futebol na área”

Museu Republicano Convenção de Itu
• “Espaços escolares: reformas do ensino público na Primeira República”

Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CCDC-USP)
• “Bicho: quem te viu quem te vê!”

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais