Ir para o conteúdo

BATATAIS RECEBE EXPOSIÇÃO “ABREU – CARTAS DE AMOR E SONHOS”

Publicado dia 24/10/2017 por Acam Portinari

Revelar a vida e obra do poeta Rodrigues de Abreu por meio do relacionamento do escritor com sua amada, Aracy do Prado Valente. Esse é o objetivo da exposição “Abreu – Cartas de amor e sonhos”, cuja abertura acontece 28 de outubro, às 18h30, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais. A entrada é gratuita.

Na cerimônia, o Núcleo de Teatro Evoé fará leituras das cartas de Abreu para Aracy; além disso, irão se apresentar integrantes da Banda Musical Dr. Washington Luis.

As cartas do poeta são apresentadas nas instalações e pinturas murais impressas em paineis de autoria da artista plástica e curadora da exposição, Raquel Fayad, e representam o escritório de Rodrigues de Abreu e o quarto de Aracy. Organizados pelo pesquisador Luiz de Almeida, textos que revelam a obra e a trajetória do escritor também fazem parte da mostra.

Há espaço ainda para a participação do público, que será convidado a escrever cartas de amor e deixá-las à mostra em um varal de cartas. Em troca, o visitante poderá levar para casa uma das cartas do poeta, impressa em papel.

“Muitos foram os letristas que se apaixonaram extasiados pelos textos de Rodrigues, tais como: Amadeu Amaral, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Menotti Del Picchia, Drummond de Andrade, Plínio Salgado. Paulo Setúbal chegava às lágrimas ao ler poemas de Rodrigues. Eram amigos. Para Plínio Salgado, ‘Rodrigues foi maior do que todos os nossos fazedores de estilos’. Menotti Del Picchia disse: ‘Rodrigues de Abreu é um dos maiores poetas brasileiros… É o Cristo da nova geração”, frisa o texto de divulgação da mostra.

Rodrigues de Abreu é reverenciado em Capivari, sua terra natal, e em Bauru, onde estão seus restos mortais. A exposição “Abreu – Cartas de amor e sonhos” fica no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, até 3 de dezembro.

SERVIÇO

Exposição “Abreu – Cartas de amor e sonhos”
Teatro Municipal Fausto Bellini Degani
Praça Dona Carolina Zaneti Soriani, s/nº, Centro, Batatais – SP
Telefone: (16) 3761-2097
Abertura: 28/10, às 18h30
Período: De 28 de outubro a de 3 de dezembro de 2017
De segunda a sexta das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais