Ir para o conteúdo

Batatais (SP) sedia oficina gratuita sobre elaboração de projetos museológicos

Publicado dia 06/10/2015 por Acam Portinari

Em 29 e 30/10, a ação abordará o planejamento e metodologia para a execução de projetos em museus; inscrições até 23/10

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Batatais, promove, nos dias 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira), a oficina “Elaboração de Projetos Museológicos”.

A atividade, que acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Estação Cultura Editor José Olympio , tem como público-alvo os profissionais atuantes em instituições museológicas e demais interessados.

O objetivo será abordar desde o diagnóstico até o planejamento, além da metodologia para a execução de projetos, considerando o museu como um sistema composto por engrenagens. A oficina será ministrada por Paulo Nascimento, atualmente museólogo do Museu Lasar Segall e professor do Curso Técnico em Museologia, do Centro Paula Souza – Etec Parque da Juventude.

Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas, com inscrições abertas até 23 de outubro (sexta-feira), no site www.sisemsp.org.br. A Estação Cultura Editor José Olympio está localizado na Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima, s/nº, Castelo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3761-7071.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Oficina “Elaboração de Projetos Museológicos”
Data: 29 e 30/10/2015 (quinta e sexta-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Estação Cultura Editor José Olympio (Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima, s/nº, Castelo – Batatais/SP)
Inscrições: www.sisemsp.org.br
Vagas: 20
Informações: (16) 3761-7071
Adesão: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais