Ir para o conteúdo

Caraguatatuba sedia mostra de brinquedos artesanais

Publicado dia 24/09/2012 por Acam Portinari

Com peças em madeira feitas por escultores e artesãos brasileiros, ‘Artistas e Arteiros’ estará exposta no Macc – Museu de Arte e Cultura até 4/11

A partir do dia 29 de setembro (sábado), às 10h, estreia em Caraguatatuba a exposição “Artistas e Arteiros”. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e a prefeitura, a mostra entrará em cartaz no Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Com idealização do IIPB, a itinerância de brinquedos artesanais proporciona para os mais velhos uma viagem pelas memórias de infância e para os jovens um encontro com cores e movimentos em um mundo onde não imperam os brinquedos industrializados.

A mostra traz peças em madeiras feitas por escultores consagrados, como Aberaldo (AL), Veio (SE) e Francisco Graciano (CE), e por novos artistas, como Mestre Saúba (PE), com sua casa de farinha motorizada, Miro (PE), bonequeiro de Carpina, tradicional cidade do mamulengo, e Fábio (PE), com sua Arca de Noé de material reciclado. Objetos como rodas gigantes e carrosséis com motor e iluminação, caminhões e barcos, também compõem a exposição.

Gratuita, o público poderá conferir “Artistas e Arteiros” até 4 de novembro, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 14h às 18h. O Macc está localizado à Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-9188.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas co mo oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras. Para saber mais acesse: www.acamportinari.org

Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB

O Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural e social do país, por meio da identificação, preservação, divulgação e desenvolvimento do imaginário do povo brasileiro, promovendo sua arte e cultura em âmbito nacional e internacional.

Serviço:
“Artista e Arteiros” em Caraguatatuba
Abertura: 29/9/2012, às 10h
Período: de 29/9 a 4/11/2012
Local: Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, Centro, Caraguatatuba/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 14h às 18h
Informações: (12) 3883-9188
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais