Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Catavento e SISEM-SP oferecem atividades em São Paulo

Publicado dia 04/09/2015 por Acam Portinari

Gratuitas, as ações acontecem a partir de 14 de setembro e estão com inscrições abertas no site www.sisemsp.org.br

Em setembro, mês em que é comemorado os 65 anos da TV no Brasil, o Museu Catavento e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ambos ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresentam o 2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV e o seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”.

O curso acontece em 14, 21 e 28 de setembro, das 9h às 13h, na instituição cultural de São Paulo. É voltado para monitores, mediadores, educadores e interessados em geral, apresentará as diversas etapas da produção em um estúdio de TV, tais como luz, som e direção, entre outras, dotando os participantes de referências imprescindíveis para apropriação da linguagem audiovisual. Para não ficar apenas nos conceitos técnicos, o aluno terá a oportunidade de participar de um seminário de Educomunicação, aprofundando e refletindo sobre como colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso.

Já o seminário busca discutir as possibilidades e os limites do audiovisual como ferramenta de divulgação do conhecimento. A partir do conceito “Educomunicação”, pretende-se observar de que forma os meios de comunicação agem nos ambientes educativos e como eles podem contribuir no desenvolvimento educacional, na formação de público e na capacidade de expressão da sociedade enquanto indivíduos e em grupo.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas separadamente para os dois eventos pelo site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Catavento Cultural e Educacional

O Catavento Cultural e Educacional está localizado no Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. O principal objetivo do Catavento é apresentar à população infantil, juvenil e, também, aos adultos, conhecimentos científicos e culturais, aprimorando o desenvolvimento sociocultural da população. A missão do Catavento é implantar, no centro de São Paulo, um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que contribuam para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência. Para saber mais acesse: www.cataventocultural.org.br.

 

SERVIÇO:

2º Curso de Introdução à Operação de Estúdio de TV
Datas:
14, 21 e 28/9/2015
Local: Estúdio de TV do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 13h
Vagas: 30
Inscrições: até 9/9/2015, no www.sisemsp.org.br

Seminário “Educomunicação: o audiovisual como um instrumento educativo”
Data:
28/9/2015
Local: Auditório do Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica  Ulysses Guimarães, s/nº – Brás, São Paulo/SP)
Horário: das 9h30 às 15h30
Vagas: 150
Inscrições: até 23/9/2015, no www.sisemsp.org.br

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais