Ir para o conteúdo

CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES MANTÉM TRÊS MOSTRAS NA REGIÃO DE FRANCA

Publicado dia 24/04/2018 por Acam Portinari

Iniciativa, com apoio do SISEM-SP e museus parceiros, leva exposições a Altinópolis, Batatais e Ipuã

Três municípios da Região de Franca recebem, até o fim de abril, mostras ligadas ao Circuito de Exposições Itinerantes – iniciativa que conta com apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, e Associação Paulo Duarte (APD).

A Casa de Cultura de Altinópolis sedia, até 27 de abril, a exposição “Bele Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”. Com base no acervo iconográfico da Fundação Energia e Saneamento, a mostra retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século XX. A visitação está aberta de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 16h00.

Em Batatais, a mostra “Imigrantes do Café” também fica em cartaz na Estação Cultura até 27 do mesmo mês. Fruto de parceria entre o Museu do Café e o Museu da Imigração, a exposição retrata o cotidiano dos imigrantes que vieram trabalhar nas fazendas de café paulistas, desde o desembarque, no Porto de Santos, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás, até, por fim, a vida nas lavouras. São abordados o dia a dia dos imigrantes e os costumes trazidos para cá que tanto influenciaram a diversidade cultural brasileira. As visitas acontecem de segunda a sábado, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.

O circuito itinerante completa-se na Secretaria de Educação e Cultura de Ipuã, que recebe, até 30 de abril, a exposição “Água: Energia do Planeta Terra”. São trabalhos de cartunistas de 26 países, que usaram a arte para mostrar a urgência de se utilizar a água de forma inteligente e eficiente. A visitação ocorre de segunda à sexta-feira, das 13h00 às 17h00.

“Fomentar a itinerância, a criação de espaços expositivos, a formação de público, incrementando os museus e casas de cultura da região é uma das lutas da Representação Regional da Região Administrativa de Franca SISEM-SP. Por meio destas mostras, é possível chegar a lugares e a um público que não teria possibilidade de contato com vários museus de São Paulo e suas curadorias expositivas”, observa a representante regional e agente sociocultural patrimonial, Ângela Maria Pimenta, idealizadora e organizadora do Circuito de Exposições Itinerantes.

SERVIÇO

Bele Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade
Onde: Casa de Cultura de Altinópolis
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 238 – Centro
Período: até 27 de abril, de segunda à sexta, das 8h000 às 16h00
Informações: (16) 3665-9606

Imigrantes do Café
Onde: Estação Cultura
Endereço: Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima, s/n – Castelo – Batatais/SP
Período: até 27 de abril, de segunda a sábado, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00
Informações: (16) 3761-7071

Água: Energia do Planeta Terra
Onde: Secretaria de Educação e Cultura de Ipuã
Endereço: Avenida Santana dos Olhos D’Água, 477 – Centro – Ipuã/SP
Período: até 30 de abril, de segunda à sexta, das 13h às 17h
Informações: (16) 3832-0128 / 3832-0142

Fonte: RA Franca SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais